CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

5 567 - A formação especializada de 9 Cavaleiros do Norte de Operações Especiais - os Rangers!

Os furriéis milicianos Neto, à esquerda, e Viegas reencontraram-se com o então
alferes miliciano Eduardo Fonte, que foi o comandante do Grupo de Combate que
integraram no 2º. Curso do CIOE de 1973, em Lamego. Em 2015, 42 anos depois
da instrução do Quartel de Penude
Os alferes milicianos «Rangers» João
Machado e AntónioManuel Garcia
Mário Sousa


Há precisamente 48 anos, hoje se fazem, 9 Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 concluíram o curso de Operações Especiais (os Rangers), no Centro de Instrução de Operações Especiais, quartel de Penude, em Lamego. 
O tempo passa, voa..., e já lá vão 48 anos desde que, pelo Setembro de 1973 que então findava, acabava também o 2º. turno do curso de Operações Especiais de 1973 - que começara a 16 de Julho desse mesmo ano e, por 11 semanas fora, nos levedou instrução táctica e desenvoltura física que nos tornou muito mais fortes e 
Alferes mil.
A. Rodrigues
militarmente mais preparados, para o que desse e viesse nos tempos de mobilização na exigente temida guerra colonial - ao tempo dividida pelas africanas Guiné, Angola e Moçambique e pelo distante Timor.
Até ao dia 29 de há 48 anos!
O curso envolveu cadetes (futuros oficiais milicianos) e instruendos (que viriam a ser furriéis) e, desde uns dias depois do 16 de Julho, também um pelotão de tenentes e sargentos do quadro permanente. Foi duro, o curso.
«Temos exigido de ti! Tens correspondido! Vamos exigir-te mais...», pode ler-se no panfleto de acção psicológica que pela altura nos foi distribuído, durante o período de instrução.
Dizia mais: «És capaz de forçar os nervos, os músculos, o coração, quando já nada há em ti, a não ser a vontade que diz aguenta?... Se a tua resposta é sim!... Por actos... Não por palavras... Então consideramos-te já um verdadeiro Ranger».
Os furriéis milicianos «Rangers» da CCS do
BCAV. 8423: Monteiro, Viegas e Neto

9 Cavaleiros do Norte
no curso de Rangers!

Lido isto, e relido, 45 anos depois, não deixa de ser notálgico imaginar a força que então nos tolrnava mais fortes, invulneráveis e invencíveis à dor, ao sofrimento e a tudo o que os preparara para uma guerra que se fazia a mais de 8000 quilómetros de casa. E não evito mesmo deixar cair breves sorrisos, sentidos e contemplativos da nossa juventude! Não sei se a de hoje se daria em sacrifício e generosidade para assumir qualquer paradigma da pátria. Entendesse-mo-lo, ou não!
Companheiros dessa jornada e depois Cavaleiros do Norte, foram os futuros alferes milicianos António Garcia (da CCS, falecido a 2 de Novembro de 1979), Mário Sousa (1ª. CCAV.), João Machado (2ª.) e Augusto Rodrigues (3ª.) e os furriéis milicianos José Monteiro e Francisco Neto (CCS), Manuel Pinto (1ª. CCAV.) e Carlos Letras (2ª. CCAV.). Do curso seguinte, foi o Armindo Reino (da 3ª. CCAV.), apanhando como instrutores o Monteiro, o Viegas e o Neto!


Jesuíno Pinto

Jesuíno, furriel de Aldeia
Viçosa, faria 69 anos !

O furriel miliciano Pinto, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a companhia da uíjana Aldeia Viçosa, faria 69 anos a 29 de Setembro de 2021. Faleceu a 3 de Maio de 2017.
Jesuíno Fernandes Pinto foi atirador de especialidade e chegou ao norte de Angola em Agosto de 1974, em rendição individual da sub-unidade comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, a Parada de Gatim, em Vila Verde. Por lá viveu sempre, ligado ao movimento associativo, desportivo e à rádio local, falecendo de doença e depois de internamento em unidade de cuidados continuados.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Rui Cardoso



Cardoso de Zalala
faleceu há 3 anos!

O soldado Rui Manuel Miranda Cardoso, combatente da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, faleceu há precisamente 3 anos, no dia 29 de Setembro de 2018.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se no Bairro do Cerco do Porto, em Campanhã, no Porto. Lá faleceu, vítima de doença e aos 66 anos - que tinha completado a 27 de Maio de 2018.
Aqui e hoje dele fazemos memória, recordando-o com saudade! RIP!!!
M. Fernandes

Fernandes de Aldeia Viçosa,
69 anos em Oleiros !

O soldado Manuel Fernandes foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 69 anos a 30 de Setembro e 2021 (amanhã)-
Natural do lugar de Pisoria, povoação da freguesia de Cambas, no município de Oleiros, lá regressou a 10 de Setembro de 1975 - no final da sua jornada africana do Uíge angolana, que também o levou a Carmona e ao BC12.
Mora em Medrosa de Cima, na freguesia de Amieira, no mesmo concelho de Oleiros, para onde va o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário