CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 6 de fevereiro de 2022

5 705 - Agostinho Neto em Luanda, onde a mãe o esperava! As mortes do Quaresma e do Amarante!

O aquartelamento da Fazenda Santa Isabel, por onde jornadeou a 3ª. CCAV.
8423, dos Cavaleiros do Norte. Na imagem, está Manuel Quaresma da Silva,
1º. cabo apontador de morteiros, que faleceu em Aveiro há 18 anos
O 1º. sargento Francisco Marchã, da 3ª. CCAV. 8423 (de pé e
 à direita) com os furriéis milicianos Graciano,  Fernandes,
Carvalho (todos da 3ª. CCAV.) e  Rocha (da CCS)



O dia 6 de Fevereiro de 1975, há 47 anos, chegaram a terras do Uíge - ao Quitexe, a Aldeia Viçosa e Vista Alegre/Ponte do Dange, onde se aquartelavam os Cavaleiros do Norte - notícias da chegada de Agostinho Neto, presidnete do MPLA, a Luanda. Via imprensa da véspera.
«Desejamos, do fundo do 
Diário de Lisboa de 05/02/1975, com a
notícia da chegada de Agostinho Neto
a Luanda, onde sua mãe o esperava
coração, construir em Angola uma nação democrática, onde não haja mais fissuras, por onde o colonialismo que nos persegue posa dividir-nos outra vez e fazer cm que caiamos no neocolonialismo», afirmou o presidente do MPLA na sua chegada a Luanda, dois dias antes - a 4 de Fevereiro.
Agostinho Neto era esperado, à volta do aeroporto de Luanda, por «uma multidão de mais de 300 000 pessoas» - que o ouviram a falar da varanda principal, a cujas escadas de acesso chegou dentro de uma Chaimite, que o levou desde o avião, por questões de segurança.
Agostinho Neto, na chegada a Luanda, tinha sua mãe a esperá-lo (com outros familiares) e esse dia 4 de Fevereiro de 1975, coincidiu com o 14º. aniversário dos incidentes de 1961 - quando se registou o ataque às cadeias de Luanda (pelo MPLA) e morreram 14 militantes do movimento e 7 polícias portugueses.
O 1º. cabo Manuel
Quaresma da Silva


Quaresma, 1º. cabo de Santa
Isabel, faleceu há 18 anos!

O 1º. cabo Quaresma, apontador de morteiros da 3ª. CCAV. 8423,  faleceu há precisamente 18 anos: a 6 de Fevereiro de 2004.
Natural de Cacia, em Aveiro e localidade muito conhecida pela sua empresa de celulose, Manuel Quaresma da Silva foi Cavaleiro do Norte da fazenda Santa Isabel e regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, a Cacia, de onde era e continuou a viver.  Foi um Cavaleiro do Norte que regressou são e salvo, governou a sua vida e constituiu família, acabando por falecer devido a doença no estômago, deixando viúva e dois filhos. Tinha 51 anos, feitos a 13 de Dezembro de 2003, quase dois meses antes! 
Hoje o recordamos com saudade. RIP!
Manuel A. Nunes,
o Amarante

Nunes, o Amarante,
faria hoje 70 anos !

O soldado Manuel Augusto Nunes foi sapador da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, no Quitexe e Carmona, e hoje faria 70 anos. Faleceu a 24 de Maio de 2000.
Natural de Telões, em Amarante, por Amarante era popularmente conhecido na família dos Cavaleiros do Norte e também conhecido por ser de feitio algo irascível e demasiadamente irreverente (assim digamos) - ele que nos perdõe. Integrou o pelotão comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro e regressou a Portugal a 8 de Setembro de 1975. Fixou-se na sua terra natal, foi casado nas não teve descendência. Faleceu aos 48 anos, vítima de doença. Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário