CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 6 de outubro de 2024

Os dias 6 a 12 de Outubro na história e memória dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!


Os dias 6 a 12 de Outubro na
história e memória dos Cavaleiros
do Norte do BCAV. 8423!

Furriel Évora Soares


Dia 6

Furriel Évora Soares
chegou à 1ª. CCAV. 8423.
a de Zalala!


A data não é precisa, mas foi por estes dias de Outubro de 1974, há 50 anos, que, à mítica Fazenda Zalala e à 1ª. CCAV. 8423, chegou o furriel Évora Soares, atirador de Cavalaria de especialidade militar.
José Carlos Évora Soares chegou para substituir o também furriel miliciano Fernando Manuel Mota Viana, que razões disciplinares «mandaram» para Sanza Pombo. Chegado a Zalala, integrou-se no 1º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes Mário Jorge de Sousa (falecido a 26 de Janeiro de 2021, de doença e no Porto) e que incluía os furriéis Victor Moreira Gomes da Costa e José Manuel Belém Baldy Pereira (que faleceu a 26 de Novembro de 2016, apenas 5 meses depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro).
O Évora Soares faleceu a 21 de Agosto de 2008, há já 16 anos e em Loures, nos arredores de Lisboa, não sabendo nós quais as razões do seu passamento.
Hoje recordamos com saudade! RIP!!!

Cor. Ornelas Monteiro

DIA 7

Coronel José Luís Ornelas
Monteiro faria 93 anos. Faleceu 
de doença e em 2011 !


O coronel Ornelas Monteiro faria 93 anos a 7 de Outubro de 2024. Hoje mesmo. Infelizmente, faleceu a 16 de Julho a 2011, há um pouco de mais de 13 anos. De doença e em Lisboa!
José Luís Jordão Ornelas Monteiro era major de Cavalaria de patente militar quando foi mobilizado como 2º. comandante do BCAV. 8423 e, em Santa Margarida e no RC4, acompanhou toda a formação do Batalhão comandado pelo tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito.
Todavia, poucos dias antes do embarque para Angola, foi «desviado» para o Comando-Chefe das Forças Armadas da Guiné - a então futura República da Guiné-Bissau e à ordem do Movimento das Forças Armadas (MFA).
Hoje, quando faria 92 anos de idade, o recordamos com saudade, dele fazendo memória! As nossas continências! RIP!!!


Fernando Coello, Rogério Raposo,
José Aires e Carlos Ferreira
Coelho, soldado TRMS de
Zalala, a 1ª. CCAV. 8423,
faleceu há 24 anos !


O soldado Coelho foi rádio-telegrafista de especialidade militar e combatente da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala.
Faleceu há precisamente 24 anos - no dia 7 de Outubro de 2000.
Fernando Jesus da Costa Coelho, de seu nome completo, era morador na Rua da Presa Velha, da freguesia de Campanhã, na cidade do Porto, e lá voltou a 9 de Setembro de 1975, depois de cumprida a sua (e nossa) jornada africana do norte de Angola, por terras do Uíge - que foi de 15 meses. Também passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona - a actual cidade do Uíge e capital da província do esmo nome.
Apenas sabemos que nasceu a 15 de Outubro de 1952 e, por informação do furriel João Dias (também TRMS), faleceu em Outubro de 2000 (no dia 7), a poucos dias de fazer 48 anos.
Hoje o lembramos com saudade. RIP!!

António Calçada

Dia 8

Calçada foi sapador da
CCS e festeja 72 anos 
na Póvoa de Varzim!


O soldado António Gomes Calçada foi sapador da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, no Quitexe. Hoje, na Póvoa do Varzim, festeja 72 anos.
Combatente dos Cavaleiro do Norte, integrou o pelotão comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, ao lugar da Calçada, na Póvoa do Varzim.
Trabalhou na área da construção civil, durante muito tempo em Espanha e mais recentemente em França (Marselha), mas já regressou de vez ao lar familiar e já está a gozar a merecida reforma. É sempre bem disposto frequentador habitual dos encontros anuais dos Cavaleiros do Norte. 
O Calçada também jogou futebol nas equipas da CCS, lá por Angola, e mora agora na Rua Bonito de Amorim, na Póvoa de Varzim e para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!
Adérito Barros


Barros, soldado cozinheiro 
da 1ª. CCAV. 8423, a de
Zalala, faria 72 anos !
Faleceu em 2028


O soldado cozinheiro Barros foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, e faria hoje 72 anos. 
Infelizmente, faleceu a 2 de Julho de 2012, há um pouco mais de 12 anos.
Adérito dos Santos Reis Barros, de seu nome completo, era natural do lugar de Sobreira, na freguesia de Canidelo, do transmontano concelho de Murça. Lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar por terras do Uíge angolano - que, além de Zalala, incluíram Ponte do Dange / Vista Alegre e as cidades do Songo e de Carmona. 
E dele nada mais sabemos, a não ser da data do seu falecimento.
Hoje, quando faria 72 anos, o recordamos com saudade. RIP!!
José P. Reis


DIA 9

Reis, soldado de Aldeia 
Viçosa,  festeja 72 anos
em Fátima !


O soldado José Pereira dos Reis foi combatente da 2ª. CCAV. 8423 e festeja 72 anos a 9 de Setembro de 2024.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, este Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, a do capitão miliciano José Manuel Cruz, tambem jornadeou pela cidade de Carmona e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e a Fátima.
Trabalhou na área da construção civil, esteve emigrado em França e agora, já aposentado, continua a viver na cidade de Fátima, pertinho do mercado - para onde vai o nosso abraço de parabéns.
Os 1º.s cabos Jorge, Lourenço
e Hélio, TRMS´s  de Zalala

DIA 10

Hélio Cunha, 1º. cabo
de Zalala, festeja 72 anos
em Castro Daire!

O 1º. cabo Hélio Rocha da Cunha foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, e festeja 72 anos a 10 de Outubro de 2024.
Hoje e em Castro Daire!
Rádio-telegrafista de especialidade militar, jornadeou às ordem do furriel miliciano João Dias (TRMS) e também rodou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona - terras uíjanas do Norte do Angola e durante a sua comissão militar de 15 meses.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, já lá vão 49 anos..., fixando-se em Mamouros, freguesia de Castro Daire, município do distrito de Viseu onde ainda mora, já aposentado. É para lá e para lá e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!2
9 de Outuro».
Os furriéis milicianos Luís Costa, do Pelotão de
Morteiros 4281, e Joaquim Farinhas, do Pelotão
de Sapadores da CCS do BCAV. 8423

DIA 11 

Furriel Farinhas, da CCS,
faria 72 anos. Faleceu, de
doença, em 2005!


O furriel miliciano Joaquim Augusto Loio Farinhas faria 72 anos a 11 de Outubro de 2024, mas faleceu a 14 de Julho de 2005, em Amarante, a sua terra natal, vítima de doença cancerosa.
Um problema disciplinar afastou-o do nosso convívio em Março de 1975 e, dos tempos do Quitexe, dele recordamos uma noite algo constrangida para ambos, estava eu de sargento de dia, matando horas pela madrugada fora. O Farinhas falou da vida dele, muito nervoso e revoltado, fumando, fumando, fumando... e parecia não querer sair de si e do seu constrangimento, fechando os ouvidos ao que lhe dizia, querendo ajudar.
A última vez que falei com ele, ao telefone, foi em 1996, creio eu..., para que participasse no encontro do batalhão. Trabalhava nos Serviços Florestais e, salvo erro, tinha então recentemente voltado dos Estados Unidos. Não participou no encontro. Não quis, dizendo-me que a tropa não lhe dizia nada.
«Desculpa lá, ó Viegas..., desculpa, pá... és um gajo porreiro!!!...».
Eu desculpei. Obviamente!
Hoje, quando faria 72 anos, o recordamos com saudade. Até um dia, caro Farinhas! RIP!!!

O furriel Jorge Barata. alferes Lains dos
Santos e furriel Américo Rodrigues
em Zalala, no ano de 1974
Jorge Barata
(anos 1990

Furriel Jorge Barata, de 
Zalala, faleceu há 27 anos
em Alcains!

O furriel miliciano Jorge António Eanes Barata, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, faleceu há 27 anos, a 11 de Outubro de 1997, vítima de doença e em Alcains.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, obtida na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, integrou a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, Vista Alegre, Songo e Carmona. Regressou a Portugal e a Alcains no dia 9 de Setembro de 1975, depois da sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano. Por lá continuou, trabalhou na área da contabilidade e, na área desportiva, jogou futebol no Desportivo de Castelo Branco e no Alcains. E treino clubes com escalões jovens!
A 10 de Outubro de 1997, passou normalmente o dia - familiar e de trabalho..., , mas foi vítima de um enfarte do miocárdio. Na véspera, ainda treinara futebol e jantara tranquilamente com a família. Depois, sentiu-se mal e foi levado ao hospital mas faleceu no dia seguinte, às 7 horas da manhã.
Deixou viúva, um filho e uma filha, a quem enviamos o nosso abraço solidário.
Até um destes dias, grande Barata!!! Aqui e hoje te recordamos com saudade e em memória de um bom companheiro da nossa jornada africana do Uíge angolano.
Abílio Duarte
Condutor Abílio Duarte,
da CCS, festeja 71 anos em
Baguim de Monte !

O soldado condutor-auto Abílio Alberto de Sousa Duarte foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 e festeja 71 anos a 11 de Outubro de 2023.
Militar da incorporação de 1974 (nós, os BCAV´s 8423, fomos da de 1973, ele foi voluntário), passou a integrar a CCS já em Carmona e no BC12, em rendição individual - em data imprecisa mas seguramente posterior a 2 de Março de 1975. 
Por isso mesmo, não regressou a Portugal com os Cavaleiros do Norte, mas é conviva habitual dos encontros da CCS, sempre bem disposto e feliz pelo prazer de partilhar estes encontros de saudade e memória das terras angolanas.
Natural e residente em Baguim do Monte, freguesia do concelho de Gondomar, e agora já reformado, para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns.
A porta d´armas do quartel do Quitexe


DIA 12

O desarmamento dos
milícias populares da ZA
do bCAV. 8423!

O sábado de 12 de Outubro de 1974, há 50 anos, foi tempo, pelas bandas do Uíge angolano, de se preparar o desarmamento das milícias populares da zona de acção do BCAV. 8423.
Ao tempo, com muitas dúvidas a pairar no horizonte político, expectava-se que o plano não fosse muito bem aceite pelos povos - que neles tinham, de alguma maneira, o seu braço armado. E ninguém estava muito confiante nos tempos próximos.
Quem poderia «adivinhar» o que ia acontecer no dia seguinte, numa altura em que a independência de Angola era inevitável? Repetidamente anunciada pelas autoridades portuguesas e pelos movimentos de libertação!
As milícias, valha a verdade e de acordo com o livro «História da Unidade» (do BCAV. 8423), até «poucas vezes tiveram actuações de vulto em defesa dos aldeamentos», mas sempre eram homens armados que, á sua maneira, tinham servido o Exército Português e poderiam confrontar-se, o que seria muito provável, com os próximos «donos do poder» angolano - os movimentos de libertação.r
Foram tempos, esses da há 50 anos, de muita insegurança, de muitas hiper-sensibilidades e grávidos de dúvidas e cheios de incertezas. De alguns medos!

António Ferreira
Ferreira, 1º. cabo de Aldeia
Viçosa, festeja 72 anos em 
Anadia !

O 1º. cabo António Ferreira foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 72 anos a 12 de Outubro de 2024.
Enfermeiro de especialidade militar e natural de Contenças, lugar da freguesia de Sazes, no concelho de Penacova, distrito de Coimbra, também passou pela cidade de Carmona e pelo BC 12, regressando a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975.
A vida profissional levou-o para Anadia, no coração da Bairrada do leitão e do espumante, onde se fixou na freguesia de Óis do Bairro, trabalhando uma carreira inteira na empresa Pavigrés, de que já está reformado e aonde ainda vai (foi) fazer uns «biscatos» que requerem a sua competência profissional e o ajudam para «compor» o orçamento doméstico.
O Ferreira é participante habitual dos encontros dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa e para lá (para Óis do Bairro, em Anadia) vai o nosso abraço de parabéns pela bonita idade que amanhã festeja(rá).

Santa Isabel

Constantino, soldado de 
Santa Isabel festeja 71 anos 
na cidade do Porto !

O soldado Constantino de Oliveira Santos foi Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, e festeja 72 anos no dia 12 de Outubro de 2024, em Paranhos, na cidade do Porto.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar e combatente da subunidade da Fazenda de Santa Isabel e do capitão miliciano José Paulo Fernandes, também passou pelo Quitexe e por Carmona, antes do regresso a Portugal - que ocorreu no dia 11 de Setembro de 1975. Já lá vão 49 anos!
Morava nas Escadas do Cadocal, freguesia da Sé, no Porto. Nada mais sabemos dele, a não ser que mora(rá) actualmente no bairro do Regado (em Paranhos, também na cidade do Porto) e para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário