CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

1 409 - O regresso dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa

Letras, Costa, Guedes e Gomes, quatro Cavaleiros 
do Norte de Aldeia Viçosa. Em baixo, o 2º. sargento Eira

A 2ª. Companhia de Cavalaria 8423 voou de Luanda para Lisboa a 10 de Setembro de 1975. Para trás, ficaram 15 meses de comissão e um mar de emoções que ainda hoje não lhes esquecem - desde a chegada ao Grafanil, a 4 de Junho de 1974.
Os Cavaleiros do Norte eram comandados pelo capitão miliciano Cruz e saíram do Grafanil para Aldeia Viçosa (já com 36 militares angolanos, dos chamados  de mesclagem) no feriado nacional de 10 de Junho. Por lá ficaram até 11 de Março de 1975, quando rodaram para Carmona - numa operação que começara no dia 2 anterior. 
A chegada a Lisboa ocorreu por volta das 18 horas de 10 de Setembro de 1975, cada cavaleiro partindo para o seu chão natal, pelo melhor meio que pôde e o mais rápido possível, para matar as saudades que lhes engravidavam a alma.
O Guedes lembra-se que, com o Zé Gomes e o 2º. sargento Eira - e «outro companheiro, que agora não me recordo», diz ele - terem alugado um táxi, até ao Porto (Campanhã), onde apanhou o comboio para a Régua.
«Cheguei lá por volta das 5 da manhã e depois fui de carro de praça para Silvares, onde minha falecida mãe me abriu a porta de casa», conta o Guedes.
A caminho do Porto, pararam na Mealhada, mas, imagine-se, e cito o Guedes, «não comemos leitão, julgo que jantámos frango na caçarola»
Fosse o que fosse, já sabia à comida das mãezinhas de todos nós. E, para trás, ficavam os sons e os cheiros de uma guerra que nos meteu medos, embora nunca nos matasse a coragem. 
- EIRA. Manuel Alcides da Costa Eira, 2º. sargento enfermeiro. 
Chegou à 2ª. CCAV. 8423 em Abril de 1975, já em Carmona. 
Militar aposentado, reside em Vila Real. 
A foto é de 2 de Junho de 2012. 
                                         

3 comentários:

  1. Camarada Viegas,pf. altera " por volta das 18 horas de 10 de Setembro de 1985 (1975)
    Estes "Gaijos" para alugar um táxi de Lisboa até á estação de Campanhã, deviam trazer as cartucheiras cheias de diamantes, "Pobres" na Mealhada até só jantaram frango na caçarola, o cacimbo era tanto e a ansiedade enorme em chegar a casa que confundiram o leitão com o Galo de Barcelos. Grande Abraço Camaradas, quem não viveu estas situações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Rodrigues, é de louvar o teu espírito arguto e decidido.
      Mas olha que estou convencido que jantámos mesmo frango na caçarola. Precisamente por considerarmos que o leitão era caro, coisa de "ricos". Quanto às cartucheiras cheias de diamantes, nem uma coisa nem outra. Mas também te digo, que nem todos estavam à espera da viagem de táxi. A ansiedade falou mais alto.como todos compreenderão. Grande abraço a todos os Cavaleiros do Norte.

      Eliminar

  2. Letras, Costa, Guedes e Gomes,
    quatro Cavaleiros Do Norte
    na leitura do sempre aguardado "AEROGRAMA"
    M. Pinto

    ResponderEliminar