CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

1 416 - Os que em Angola tombaram por Portugal !!!


Portugal, tanto quanto sei, sempre honrou aqueles que tombaram para sempre, no teatro de guerra. Seja onde for. Também em Angola. Pessoalmente, sempre me emocionei quando, por onde ia passando, encontrava marcos de homenagem aos que, por uma razão ou outra, ficaram para sempre no chão angolano.
Há poucos anos, profissionalmente viajando pela Guiné (ex-portuguesa), impressionou-me, negativamente, encontrar no cemitério central de Bissau, uma capela com urnas de militares portugueses, identificadas e violadas - a olho nu se vendo ossadas de quem, sem regatear, serviu os desígnios do país, por lá ficando para sempre. 
E sempre em emociona saber que, dos vários teatros de guerra, são trazidos os restos mortais de heróis desconhecidos, que deram a vida em continência à bandeira. É obrigação do país e de quem o governa(ou).
Aqui, deixem-me sublinhar, nada importa saber quais e a justiça dos desígnios patrióticos, de qualquer tempo ou regime. Cobardes, daqueles que fugiram e se (ou os) fizeram heróis, todos nós conhecemos alguns.
O Queirós, um os furriéis da mítica Zalala, mandou-me foto de Vista Alegre (por onde também jornadeou a 1ª. CCAV.), junto do monumento que lá homenageava aqueles que, naquela zona de acção militar dos Cavaleiros do Norte, «tombaram por Portugal».
Aqui fica a nossa continência de respeito e saudade!

Sem comentários:

Enviar um comentário