CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 2 de dezembro de 2012

1 487 - SANEAMENTO DE SARGENTOS E OS CAMINHOS DA INDEPENDÊNCIA


A 29 de Novembro de 1974, no Quitexe, realizou-se a segunda e última reunião da Comissão Local de Contra a Subversão (CLCS). Viria a ser reestruturada em Dezembro seguinte, agora com o nome de Comissão de Coordenação Civil-Militar, visando «uma outra feição de actuação», dada a considerada «necessidade de estreitamento de relações».
De Lisboa, chegavam notícias.
Mário Soares, ao tempo ministro dos Negócios Estrangeiros, defendeu «a possibilidade de Portugal acolher um encontro de representantes dos movimentos nacionalistas angolanos». Falava a 26 de Novembro, uma 3ª.-feira, e não é difícil concluir que seguia o plano que, dias antes (a 20), fizera Melo Antunes encontrar-se com Agostinho Neto (MPLA) em Argel, onde discutiram a independência de Angola - em véspera de o MPLA anunciar estar disposto a participar no governo angolano e de, a 25 (segunda-feira) e como já aqui dissemos, a UNITA e a FNLA terem, em Kinshasa, discutido o futuro da mesma Angola e terem chegada a um acordo. 
Este andamento, não era aberta e/ou pormenorizadamente conhecido pelos Cavaleiros do Norte (pouca informação corria sobre essas matérias) mas foi conhecido o saneamento de sargentos nas Forças Armadas, no então Portugal Europeu - facto que, verdadeiramente, não nos incomodava nada, ou sequer interessava. As relações com os nossos não eram muito íntimas, mas nada que levasse os milicianos a contra eles ter qualquer coisa. Comungávamos mesa, mar e messe.

Sem comentários:

Enviar um comentário