CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

1 505 - Ainda a coluna de Carmona para Luanda - 1

Coluna de Carmona para Luanda, com civis. Militares, conhecem-se o furriel Guedes 
(primeiro da direita) e o soldado Santos (ao lado dele) e o 1º. cabo Mendes (segundo, da esquerda)

Quando a coluna dos Cavaleiros do Norte saiu de Carmona, para Luanda, a 4 de Agosto de 1975, um dos «CCS´s» era o Buraquinho (foto à esquerda). Ele veio contar a sua versão da viagem:
«Houve muitas desavenças entre o pessoal civil que se preparava para sair e a FNLA - que não queria deixá-los sair e muito menos com as viaturas cheias de material comestível e não só. Pouco mais tarde, já no Negage, a coluna esteve parada  durante bastante tempo, porque a FNLA não a deixava passar.
O comandante da FNLA era o tenente Hieto, que tinha chegado de Kinshasa, no Zaire, treinado pelas tropas de Mobutu e se gabava de ter 8000 guerrilheiros sob seu comando.
Foi quando o nosso comandante Almeida e Brito tomou posição e lhe disse: «Por cada militar dos meus, você precisa de 20; por cada sargento, precisa de 30; por cada oficial, precisa de 40!».
O tenente Hieto espantou-se e comentou que «dessa maneira, não tenho homens suficientes» para nos enfrentar. Foi um momento muito teso e todos nos arrepiámos.
Eu estava perto e ainda parece que estou a ouvir o nosso comandante a dar-lhe resposta: «Podem morrer muitos dos meus homens, mas os seus ficam aqui todos derretidos!...».
Virou-se para nós e disse: «Rapazes, preparai-vos!...».
Eu tremia por todos os lados!».
Continua amanhã.
- BURAQUINHO. Alfredo Rodrigo Ferreira Coelho, 1º. cabo 
analista e depurador de águas, da CCS do BCAV. 8423. 
Empresário de restauração, morador em Custóias (Matosinhos).

Sem comentários:

Enviar um comentário