CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

1 503 - O adeus do Pelotão de Morteiros 4281

Alferes Garcia, Ribeiro e Leite (em cima), Valdemar e Pagaimo (em baixo)


A 19 de Dezembro de 1974, amanhã se passam 38 anos, o Pelotão de Morteiros fez malas e preparou-se para o adeus ao Quitexe e apresentação em Carmona, no BC12. Foram nossos companheiros durante 5,5 meses. E bons companheiros, liderados pelo alferes Leite, oficial açoreano que agora (e desde há muitos anos) faz vida nos Estados Unidos.
O pelotão dividia com o PELREC alguns serviços operacionais, nomeadamente patrulhas, escoltas e serviços, mas a minha memória corre-me para a mata da serra do Quimbunda, a nordeste no Quitexe, nos caminhos paralelos à picada para Zalala - onde uma vez nos foi buscar, ao final de três dias de operação, ainda era verde a nossa experiência de combatente da floresta, por onde galgámos trilhos que nos enchiam de medos e sentimos, no corpo, o frio do cacimbo angolano. Por onde palmilhávamos quilómetros do chão angolano e sentimos a fome que a ração de combate não matava e a sede que nem os cantis esvaziados faziam esquecer.
O PELMORT. 4281 foi um dos anfitriões dos Cavaleiros do Norte, quando chegámos ao Quitexe - a 6 de Junho de 1974. Estava adido ao BCAÇ. 4211, que substituímos, tal qual a CCAÇ. 209/RI 21, a que se viria a revoltar.
O Valdemar e o Pagaimo, que mostramos e, foto desse tempo, estiveram no encontro dos Cavaleiros do Norte, a 2 de Junho deste ano, em Paredes.

Sem comentários:

Enviar um comentário