Alferes Cruz e esposa Margarida, com o filho Ricardo, no Natal do Quitexe (1974)
O Ricardo, o bebé ali em pose, sentado no colo da mãe, era (é) filho do alferes Cruz, o oficial do parque-auto, que lá juntou a família. Ele mesmo, licenciado em engenharia, a sua «mais que tudo», a futura dra. Margarida (ao tempo finalista universitária de medicina) e o Ricardo.
Moravam em casa civil e não deixaram passar despercebida a época natalícia, que aqui vemos engalanada com a árvore de Natal, os doces de época e sem faltar o bolo-rei - que bem se nota, olhem ali para o lado direito da imagem, em baixo.
«Não havia o frio e a neve, a lembrar o natal de Portugal, mas houve o calor do companheirismo de toda a guarnição e não faltou emenda adequada», lembrou o alferes Cruz, citando até alguns exageros da malta militar: «Recordou-me o Ribeiro que muitos entraram de gatas nas casernas».
Famílias militares, no Quitexe, eram também (que me recorde) as do capitão Oliveira, que por lá tinha a mulher e a filha e um neto - com uns 6 ou 7 anos, filho desta filha. Não consigo lembrar-me dos nomes. E os casais formados pelo tenente Mora, alferes Hermida e sargento-ajudante Machado e respectivas esposas.
Todos se juntaram na noite de consoada, com a rapaziada por lá sem família e os solteiros, no refeitório da parada!
- OLIVEIRA. Capitão SGE, comandante da CCS. Natural de Viseu morava em Ovar e já faleceu.
- MORA. João Eloy Borges da Cunha Mora, tenente SGE e adjunto do comando da CCS. Natural do Pombal, faleceu a 21 de Abril de 1993, com 67 anos.
- CRUZ. António Albano Araújo de Sousa Cruz, alferes miliciano mecânico-auto. Engenheiro aposentado, natural e residente em Santo Tirso.
- HERMIDA. José Leonel Pinto de Aragão Hermida, alferes miliciano de transmissões. Engenheiro, aposentado e residente na Figueira da Foz.
- MACHADO. Luís Ferreira Leite Machado, sargento ajudante.
Sem comentários:
Enviar um comentário