Carvalho, Viegas e um furriel angolano, cujo nome
se varreu da memória (em cima), Flora, Belo, Fernandes e Ricardo (em baixo)
Os últimos dias de 1974 foram vividos com crescente e levedada ansiedade pelo Quitexe. A 3ª. CCAV. 8423, do capitão José Paulo Fernandes, já abandonara definitivamente a Fazenda Santa Isabel, aquartelava-se na vila-sede dos Cavaleiros do Norte, e o Pelotão de Morteiros 4281 fazia malas para Carmona. A saída começara a 20 de Dezembro e concluir-se-ia nos primeiros dias de Janeiro de 1975.
O que mais «incomodava» a tropa, a esse tempo, era a multiplicação de serviços, o que acontecia desde que os militares angolanos tinham passado à disponibilidade. Julgo não errar, dizendo que faríamos serviços de dois em dois dias: ora sargento de dia, ora sargento da guarda, ora sargento de piquete, ou prevenção. A chegada dos companheiros de Santa Isabel, a 10 de Dezembro, aliviou a carga de «trabalho» e, valha a verdade, multiplicou a camaradagem.
Ansiedade, dizíamos, por saber a data da nossa saída da vila quitexana, onde estávamos desde 6 de Junho. As informações não apareciam, tirando uma ou outra dica dos oficiais milicianos - também eles pouco informados, como é de supor. Pouco transpirava das sucessivas reuniões dos nossos comandos com os do Comando de Sector do Uíge e Zona Militar Norte, em Carmona. Só em Dezembro de 1974, realizaram-se reuniões a 2, 4, 7, 9 e 16, pelo menos.
- CARVALHO. José Fernando da Costa Carvalho, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. Reformado da PSP e morador no Entroncamento.
- FLORA. António Pires Flora, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. Aposentado da Caixa Geral de Depósitos e morador em Loures.
. BELO. Agostinho Pires Belo, furriel miliciano vagomestre, da 3ª. CCAV. 8423. Aposentado das Finanças, morador no Retaxo (Castelo Branco).
- FERNANDES. António da Costa Fernandes, furriel atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. Professor, residente em Braga.
- RICARDO. Alcides dos Santos da da 3ª. CCAV. 8423Fonseca Ricardo, furriel miliciano atirador de cavalaria. Aposentado e morador em Loures.
Sem comentários:
Enviar um comentário