CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 9 de dezembro de 2012

1 494 - O sargento-ajudante artilheiro Octávio Botelho

O 1º. sargento-ajudante Botelho, em 1972, no Nengo  com os furriéis 
Marques (enfermeir), Cardoso da Silva e Diogo (em cima) e na actualidade (em baixo) 


O sargento-ajudante Octávio Botelho, já aposentado, antecedeu os Cavaleiros do Norte na sua zona de acção, integrando o Batalhão de Artilharia 786, entre 1965 e 1967 - com companhias no Quitexe, Liberato, Santa Isabel e Zalala.

Veio falar deste blogue, recordando que «todos os locais, fazendas e picadas referidas, são todas do nosso
conhecimento e a sua citação fazem-nos recordar as peripécias, operações e "batidas" que por lá enfrentámos e nos dão saudade». Como acreditamos, «nosso» sargento ajudante!!!As saudades não tanto do que por lá  se passou - fossem artilheiros, fossem cavaleiros -, mas, sublinha Octávio Botelho, da «camaradagem e amizades que por lá adquirimos e mais ainda da saúde de "ferro" que tínhamos naquele tempo e que, devido às muitas contrariedades e incomodidades então sofridas, se encontra hoje um tanto ou quanto "enferrujada"
O artilheiro veio, também, corrigir o blogue, sobre a designação oficial da unidade de mobilização: «Sem pretensões de querer ensinar a seja quem for na área militar, não quero deixar de chamar a atenção para a designação que deu ao Departamento que o mobilizou para a missão que desempenhou em Angola, que tinha a  designação  de Repartição de Sargentos e Praças, da Direcção do Serviço de Pessoal do Ministério do Exército e não "Repartição do Serviço de Pessoal", como lhe chamou», anotou Octávio Botelho.
Está corrigido, caro sargento-ajudante! Fez bem em, corrigir! Obrigado.
Octávio Botelho vive na Ribeira Grande (Açores) e, aproximando-se o Natal, manda um recado, em forma de palavras, para os Cavaleiros do Norte: «Um abraço de camaradagem de um artilheiro, que palmilhou todas as serras envolventes do Quitexe, durante dois anos em cheio!...», assim acabou a mensagem, que aqui deixamos pública. 
- BOTELHO. Octávio Botelho, sargento.ajudante aposentado, natural de Faial da Terra (Açores). Cumpriu três comissões de serviço em Angola, nos períodos de 1965 a 1967, 1968 a 1970 e 1972 a 197474. Esteve na pré-reforma de 1990 a 1996, quando passou à situação de aposentado, residindo em Ribeira Grande (S. Miguel, nos Açores). 

Sem comentários:

Enviar um comentário