CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 3 de março de 2013

1 594 - A alegria de ser avô do «cavaleiro» Monteiro

Monteiro e esposa Fernanda, com os netos Alexandre e Bernardo (em baixo)

_________________
JOSÉ A. MONTEIRO
(ex-furriel-miliciano)


Nos últimos tempos, mais liberto de problemas profissionais, tenho dado conta que o tempo está a passar muito depressa. Este ano, já vou para os 61 e far-se-ão 39 em Maio que rumámos ao Quitexe. Foram 15 meses que passámos juntos, com alegrias, tristezas e  saudades, mas regressámos.
E o tempo passou. A minha vida continuou o seu percurso normal. Veio o casamento. Casei com a mulher da minha vida. Vieram as filhas e cresceram, fizeram-se mulheres.
Tomaram os seus caminhos. Afinal, criamos as nossas filhas para também elas poderem viver as suas próprias vidas. Eu já tinha uma ideia que era assim.
Sentimos, claramente, os sinais do passar do tempo. Já não somos os mesmos. Temos consciência disso. O nosso corpo já não está tão esbelto, as formas já não são tão elegantes, a pele já não tem o brilho de outrora, os cabelos (com cores diferentes) já não são tão volumosos como na juventude. 
Há saudade do que se tinha e que foi mudando e desaparecendo com o passar dos anos!
Tenho a sensação de missão cumprida mas unido a um sentimento de que há ainda muito a fazer!
Neste momento da minha vida, para compensar o que se perdeu, eis que surgem os meus netos. Um ciclo que recomeça..., alegria que nos invade a alma..., amor redobrado..., filhos das minhas filhas, onda de ternura, carinho profundo percorrendo todo o nosso corpo, pelas fibras mais íntimas do nosso ser... As crianças estão de volta. São os meus netinhos!... E o melhor da festa: vão precisar de nós!!!
Momentos inesquecíveis, recebemos nos braços aqueles encantos, que são sangue do meu sangue e que chegaram para dar continuidade à história de amor que começou muitos anos atrás.
A vida continua... 
Só quem lá chegou, pode entender e compartilhar dos prazeres que esses momentos nos traz... SER AVÔ!...
Pelas experiências vividas, confesso que muitas vezes é fazer aquilo que nunca fiz... É ficar babado com as gracinhas dos netos... É pintar a vida de azul, só para ver os netos felizes... São as pipocas, são os chupas-chupas, são as bolas pinchonas, é o adoçar a vida, é andar de quatro só para os ver sorrir, é voltar a ser criança, é paixão, é ternura, é aconchego, é colo, é amor profundo... É protecção, é vida, carinho... E quando sentimos os pequeninos braços no nosso pescoço a abraçar e uma doce voz dizer...AVÔ... damos nesse momento damos um sentido à vida tamanha que só me apetece dizer como é bom ser avô, que alegria enorme.
 Divido com todos os camaradas do Bcav 8423 as delícias das várias etapas da minha vida.
Os que já são avôs como eu, desfrutai intensamente esses momentos, pois eles são únicos na nossa vida.
Parabéns! Parabéns para o Chico Neto, que vai ser avô em Junho.
 Um abraço do Monteiro
(ex-furriel miliciano de 
Operações Especiais)

4 comentários:

  1. Grande Abraço Monteiro, a vida é mesmo assim,não é igual para todos,mas é o que nos traz, netos ou não,cá vamos aguentando o caniço com mais ou menos saúde que se "liche"o cabelo, branco, preto ou sem ele, vale isso sim é a amizade cimentada nas nossas aventuras por terras de Angola. Felicidades para os teus Queridos Netos, para ti e Família em geral

    ResponderEliminar
  2. Belo texto. Para o AVÔ Monteiro um grande abraço do AVÔ Monteiro Guedes.

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me perfeitamente do furriel Monteiro Guedes. Pois eu tenho os mesmos nomes com posições diferentes. EU sou o Guedes Monteiro. Um grande abraço para ti Guedes.
    Do amigo Monteiro

    ResponderEliminar
  4. Melhor dizendo, António Artur César
    Monteiro Guedes e José Augusto
    Guedes Monteiro.
    Abraços,
    CV

    ResponderEliminar