CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 14 de março de 2013

1 605 - O 1º. Luzia e os furriéis Monteiro e o Viegas

A imagem que aqui trago hoje é do bar de sargentos do Quitexe, reunindo duas gerações de Cavaleiros do Norte: o 1º. sargento Luzia, ao centro, e os furriéis milicianos Monteiro (à esquerda) e Viegas (à direita).Um trio que nem sempre esteve alinhado. Isto é: nem sempre pensou e agiu da mesma maneira.
Aos dias de hoje, 38 para 39 anos depois, será interessante lembrar o que faz este gente.
O 1º. sargento José Claudino Fernandes Luzia, aos 79 anos, vive na Reboleira, Amadora, vivendo os prazeres da vida, reformado desde 1987. É pai do (falecido em 2004, aos 40 anos) guarda-redes Luzia, internacional de andebol, atleta do Sporting e com um filho que joga no Benfica. Tem mais duas filhas: uma advogada e outra funcionária de um ATL, na Reboleira. Duas netas, estão a concluir cursos de médicas dentistas.
O Monteiro, aposentado dos Transportes Colectivos do Porto, fará 61 anos a 4 de Agosto e vive em Paredes, no conforto da sua paixão de 40 anos pela sua Fernanda Queirós, a Nani - mãe das suas duas filhas e avó dos seus dois netos, o Bernardo e o Alexandre
Eu, por aqui, no activo (o Estado não me deixa aposentar, aos 42 anos de contribuinte da segurança social), ligado à comunicação, à banca e ao associativismo social. Áreas em que sinto muito bem, embora credor do Estado que me enganou. Dois filhos, um casal: a mais velha (quadro da doença do sono) e o mais novo (das tecnologias de informação).


2 comentários:

  1. É Monteiro, nem pareces tu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Monteiro, Sargento Luzia e Viegas.Viegas, eu ao ver esta fotografia fez-me lembrar o Furriel Monteiro juntamente com o Sargento da companhia dos Morteiros ir passar uma ronda pela volta das 03-00 Horas da manhã,e passou pela Sanzala do kadilongue e foi bater à porta da cubata onde vivia a Paulina.Eu estava a essa hora com a Paulina a comer Abacaxi,e o Monteiro bateu à porta da Paulina, eu fiquei aterrorizado porque não sabia quem poderia ser,pensei no pior das ipoteses.Então a Paulina tambem assustada,pergunta quem é? E Graças Adeus ouvi uma voz a responder,e eu reconheci a voz do Monteiro e fiquei tranquilo.Então a Paulina abriu a porta elá estavam os dois que era o Sargento dos Morteiros e o Monteiro.Então pergunta-me o Monteiro Ó!!! Buraquinho, aqui a estas horas? Eu disse, são coisas da vida,e diz o Monteiro vê lá se ganhas juizo,porque estás sujeito a trazer a cabeça debaixo dos braços.Foi um grande susto .Depois vim embora com eles no jipe.

      Eliminar