CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

2 278 - Retornados, os SUV e Cavaleiros do Norte à civil

Viegas e Cândido Pires, Cavaleiros do Norte da CCS, na sanzala 
Talambanza, a saída do Quitexe para Carmona, há 40 anos. 
Em baixo, Soldados Unidos Vencerão (SUV), em Lisboa, há 39 anos

A 16 de Setembro de 1975, chegou ao Porto o primeiro avião de retornados de Angola. Até aí,  aterravam apenas em Lisboa. Mas, em Luanda, registava-se uma desmobilização de desalojados. 
«O êxodo da população branca desde há uns dias que vem enfraquecendo. Um avião da UTA, fretado pelo governo francês, teve a surpresa der não encontra nenhum passageiro para o voo diário» - noticiou o Diário de Lisboa. Um Boeing 707 da Força Aérea Alemã e um Illyucin da Alemanha do Leste «tinham já desembarcado os «desalojados» inscritos nos seus voos».
Os Cavaleiros do Norte, por cá, readaptavam-se à sua (nova) vida civil, em período manifestamente revolucionário e que cada um de nós vivia consoante a sua formação política. Pouco evoluída,  convenhamos. 
Ao tempo, desenvolvia-se a para nós (muito) estranha experiência que eram os SUV (Soldados Unidos Vencerão), grupos de militares que, de forma aparentemente clandestina, actuavam no seio das Forças Armadas - incluindo alguns graduados. Tinham sido constituídos em Agosto de 1975,  pelo PRP. Actuavam no interior dos quartéis,  com vista a promover a auto-organização política dos militares. Aos  olhos e emoções dos Cavaleiros do Norte, tal era muito estranho. 
O que se passava era que (mal nós percebíamos...) estávamos em pleno PREC e, chegados da jornada africana de Angola, éramos perfeitamente ingénuos. Ai, ai, ai... Cavaleiros do Norte!

1 comentário:

  1. Ó Viegas, só mesmo tu...
    Ainda tens aquela rábula que fizeste com o Brejo na festa de Carmona?
    Axo que a devias publicar no blogue, para a malta recordar e divertir-se, quais parque Maier, qual carapuça.
    Um abraço,
    CL Pires

    ResponderEliminar