CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 20 de setembro de 2014

2 281 - Avião «detido» e flagelamentos nos Libongos

Alferes milicianos Cavaleiro do Norte
 da CCS, frente à messe de oficiais do Quitexe, 
em 1974: Jaime Ribeiro, 
António Albano Cruz, António Manuel 
Garcia e José Leonel Hermida. 
Em baixo, o Governo de Pinheiro de Azevedo


O Governo de Pinheiro de Azevedo tomou posse a 19 de Setembro de 1975 e, no mesmo dia e no sul de Angola, a UNITA «deteve» um avião da Força Aérea Portuguesa, um Nort Atlas, que tinha ido à Jamba evacuar pessoal civil da Mineira do Lobito, a pedido da empresa.
A situação militar não teve grandes alterações, relativamente às vésperas e, no dia 20, sabia-se da «estabilização das linhas ocupadas», quer pelas forças do MPLA, quer pela UNITA (a sul) e a FNLA (a norte). A «terra de ninguém», nortenha, situava-se na área do Tabi, entre os Libongos e  Ambriz - a norte da capital, Luanda.  Sabia-se porém de «flagelamentos mútuos de artilharia, em disputa da posição nos Libongos». De Carmona e do Uíge, mais para nordeste, nada se sabia.
Outra notícia do dia era o convite de Idi Amin, presidente do Uganda (e da OUA), no sentido de reunir os três movimentos  em Kampala, para discutirem a «situação de guerra civil em Angola». A data da independência (11 de Novembro) aproximava-se e a solução do conflito tonava-se «extremamente importante, tendo em conta os problemas que adviriam com a transferência de poderes, se os movimentos não encontrarem um compromisso para a actual  crise».
Compromisso? Mas qual compromisso?! Assim iam os dias de Angola, os de há 39 anos, os da pré-independência.
- RIBEIRO. Jaime Rodrigues Picão Ribeiro, alferes miliciano sapador. Engenheiro aposentado, mora no Tramagal.
- CRUZ. António Albano Araújo de Sousa Cruz, alferes miliciano mecânico. Engenheiro aposentado, mora em Santo Tirso.
- GARCIA. António Manuel Garcia, alferes miliciano de operações especiais (Rangers). Inspector da Polícia Judiciária, faleceu, de acidente, a 2 de Novembro de 1979.
- HERMIDA. José Leonel Pinto de Aragão Hermida, alferes miliciano de transmissões. Engenheiro e professor aposentado, reside na Figueira da Foz.

Sem comentários:

Enviar um comentário