CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

2 279 - Família e amigos a chegar e MPLA a 30 kms. de Carmona


O antigo BC12 foi casa dos Cavaleiros no Norte, entre 2 de Março e 4 de Agosto de 1975. É agora o Quartel-General da Região Militar Norte de Angola. Foto de Carlos Ferreira, em Dezembro de 2012. Em baixo, furriel Viegas em Nova Lisboa, em Abril de 1975, com a madrinha Isolina e duas netas (Fátima e Idalina)


Os dias de Setembro de 1975, para os Cavaleiros do Norte e depois dos abraços e dos afectos que mataram saudades, foram de adaptação ao movimento revolucionário que se vivia em Portugal - estávamos em pleno PREC| - e à nova linguagem do dia-a-dia, a uma gramática verbal que nos surpreendia. Totalmente nova, aos nossos ouvidos.
Mas Angola continuava a morar-nos na alma! Como estaria aquela gente? E os nossos amigos e familiares, que por lá tinham, ficado? Uma das graças recebidas nos primeiros dias, da minha parte, foi a de saber que minha madrinha Isolina e netas já por cá estavam, fugidas de Nova Lisboa - onde tinham ficado a filha Cecília e o genro Rafael. Todos viriam, eles e todos os conterrâneos que por lá governavam a vida! Ainda ontem, casualmente, me achei com Manuel, um filho de Zé Viegas (o Zé Mau), primo de meu pai! E lá falámos dos dias amargos que por lá passaram, eles, entre o fogo da metralha violenta que opôs os movimentos e semi-destruiu a bonita cidade nova-lisboana. Fugiram a toque de fogo, por entre o cheiro da pólvora e do sangue e o medo de não poderem... fugir.
A 17 de Setembro de 1975, mais abaixo do Huambo, começaram as evacuações de Sá da Bandeira para Luanda. Estima-se que 13 500 pessoas nessa semana, mais 12 500 na seguinte. A norte, no nosso saudoso Uíge, cerravam-se fileiras para os próximos combates.
A leitura da imprensa vespertina da época, que eu religiosamente procurava em Águeda, actualizava-nos a situação: «O exército do MPLA encontra-se a apenas 30 kms. de Carmona, uma das principais fortalezas da FNLA», reportava o Diário de Lisboa.
O movimento de Holden Roberto controlava as províncias do Zaire e do Uíge! O nosso Uíge, que deixáramos a 3 de Agosto! Um mês e 15 dias antes! O MPLA queria conquistá-lo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário