segunda-feira, 22 de setembro de 2014

2 283 - FNLA reconquista o Caxito, na estrada para Carmona

Cavaleiros do Norte de Zalala. Furriéis José Louro, Américo Rodrigues, 
José Nascimento, Jorge Barata e Jorge Barreto e alferes Mário Jorge Sousa e 
Lains dos Santos, todos da 1ª. CCAV. 8423 


Há 39 anos, dia 22 de Setembro de 1975, chegaram notícias do norte de Angola, por onde jornadearam os Cavaleiros do Norte. Expectavam mais sangue, mais cheiro a pólvora, a dores de alma e de corpo: a FNLA, entrincheirada no Uíge e acossada do lado do Negage pelas forças do MPLA, deu um golpe de rins e reconquistou o Caxito, a escassos 53 quilómetros de Luanda, na estrada do café.
O despacho da France Press, conhecido na segunda-feira de há 39 anos (precisamente...), não era muito abundante em pormenores, citando o major Borges da Silva, porta-voz do Exército Português: «A FNLA reconquistou, no sábado de manhã, a cidade do Caxito, que se encontrava na possa das FAPLA´s».
A cidade,a pouco mais de 200 quilómetros a sul da «nossa» Carmona, era estratégica na ligação rodoviária de Luanda, para a Ambriz - porto de mar, onde a FNLA estava concentrada - e também para a Carmona. As duas cidades eram as principais posições do movimento de Holden Roberto, que a todo o custo queria tomar Luanda e expulsar o MPLA.
E por cá, pelo nosso tempo de PREC?
O Governo de Pinheiro de Azevedo ia reunir no dia seguinte e um avião da Força Aérea, se se saber para onde, levou «14 presos políticos», que, porém, se afirmavam «detidos sem culpa formada». O fim de semana teve sete atentados a sete centros de trabalho do PCP - em Cascais, Leiria, Batalha (2), Porto (2) e Marinha Grande. Otelo partiu para a Suécia, um furriel e um cabo do RI de Mafra foram presos na Trafaria (por distribuírem panfletos dos SUV - SUV que anunciaram uma manifestação em Lisboa, para 5ª.-feira seguinte). O Exército de Libertação Português (ELP) reivindicou o atentado de Cascais.
E de bola: jogo interrompido na Tapadinha, no Atlético-Sporting, quando o árbitro não marcou penálti, por falta de Damas sobre Mário Wilson, aos 79 minutos. Resultados: V. Guimarães-Braga, 1-2; Benfica-Leixões, 9-1; FC Porto-Belenenses, 3-1; U. Tomar-Académica, 2-1; V. Setúbal, Farense, 3-1; Estoril-CUF, 1-0; Beira Mar-Boavista, 1-1.

Sem comentários:

Enviar um comentário