CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 28 de janeiro de 2017

3 655 - Comandante no Sector do Uíge e Savimbi em Nova Lisboa

O furriel miliciano Victor Moreira Gomes da Costa, atirador de Cavalaria, que
  amanhã fez 65 anos, em Queluz), à esquerda, o soldado Leão (Trombone) e o 
 furriel José António Nascimento. Trio de Zalala... E o quarto, lá atrás, quem é?

Comandante Carlos Almeida e Brito,
era tenente-coronel de Cavalaria, 

no tempo do BCAV. 8423

O comandante Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, ao tempo coronel de Cavalaria, deslocou-se ao Comando do Sector do Uíge (CSU), em Carmona, a 28 de Janeiro de 1975. Hoje se passam precisamente 42 anos!
A próxima rotação dos Cavaleiros do Norte foi, seguramente, tema da agenda de trabalhos, num tempo que era subsequente aos acordos da Cimeira do Alvor - que previa alterações no dispositivo militar português.
«A necessidade de estabelecimento de contactos operacionais impôs a ida do comandante do BCAV. 8423 ao Comando de Sector», lê-se no Livro da Unidade, citando os dias 3, 7 e 28 de Janeiro de há 42 anos.
A entrada do Diamante Negro
Os dias da nossa jornada de África por terras do Uíge angolano iam decorrendo nas calmas, tranquilamente, riscando-os nos calendários, a cada um que se passava. Uns saltos a Carmona eram «desafios» para muitos, os financeiramente melhor abonados, para saciar desejos e piscar os olhos às miúdas que se passeavam na Rua do Comércio, ou no jardim do Tribunal, dos CTT, Câmara e ZMN. Ou nas saídas dos portões do liceu e da escola técnica, por onde entravam e saíam as belezas mais jovens da terra uíjana. Ou também para matar a sede nas esplanadas da cidade, no Shop-Shop, no Safari ou no Chave d´Ouro, no Bar do Eugénio, no Escape ou qualquer outro espaço que desse vida ao nosso dia e aos nossos desejos. Ou no Diamante Negro, lá mais para a noite. Ou na Transmontana, a qualquer hora, para «mudar óleos», como se ali fosse uma «estação de serviço». E era...
Chegada de Jonas Savimbi a Nova Lisboa

Jonas Savimbi
em Nova Lisboa

A terça-feira desse 28 de Janeiro de 1975 foi tempo para se saber que Jonas Savimbi, presidente da UNITA, chegara a Nova Lisboa, onde «foi ontem ovacionado por enorme multidão, que alguns jornalistas calculam em meio milhão de pessoas».
Soube-se também que a FNLA tinha libertado o jornalista António Cardoso, da Emissora Oficial de Angola, a pedido da UNITA, já que «os trabalhadores da EOA se recusavam a fazer a cobertura da chegada de Jonas Savimbi a Nova Lisboa».
Cardoso era militante do MPLA e considerado, pela FNLA, como «um anarquista» e foi preso pelo incidente resultante da não divulgação de um comunicado do movimento de Holden Roberto, considerado «insultuoso para o Governo Provisório».

Furriel Victor Costa,
da 1ª. CCAV. 8423,
a de Zalala

23 anos do furriel
Victor Costa

O furriel miliciano Victor Costa fez 23 anos a 29 de Janeiro de 1975, estava ele aquartelado em Vista Alegre.
Victor Moreira Gomes da Costa, de nome completo, foi furriel miliciano atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Especializou-se na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém - onde, na recruta, fomos companheiros esquadrão de instrução e pelotão. 
Actualmente, está em fase de aposentação, depois de ter trabalhado nas áreas da electricidade, da imobiliária e da segurança. Vive em Queluz, para onde vai o nosso abraço de parabéns, embrulhado no desejo de que repita a data por muitos e bons anos!
Ver AQUI



Sem comentários:

Enviar um comentário