CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 1 de março de 2017

3 688 - Apresentações no BCAV. 8423, as mortes de Rito e Santos!

Cavaleiros do Norte da CCS, no Quitexe: alferes milicianos António Gar-
 cia e Jaime Ribeiro (que se apresentou no BCAV. 8423 a 01/03/1974, há
43 anos ), o capitão médico Manuel Leal e o tenente Acácio Luz


O sargento Luís Machado, em primeiro plano e de ci-
 garro na mão. De frente, estão os alferes Hermida (à es-
 querda e de bigode) e Cruz (de óculos), com as  esposas
O da 1 de Março de 185 foi tempo de apresentação de mais um alargado número de futuros Cavaleiros do Norte, combatentes do Batalhão de Cavalaria 8423. Apresentação no RC4.
Angola era o destino e desta província, e de Moçambique, dizia o Secretário de Estado da Informação e Turismo, falando em Paris, que «não se pode falar a sério de situação colonial nem de territórios oprimidos». 
Cozinheiro Almeida (1º. cabo), Lajes (bar) e furriéis Flora
 (atrás), Costa, Reino e Carvalho no meio), Bento e Fonseca  
- que se apresentou no BCAV. 8423 a 01/03/1974. 
Pedro Corte-Real Pinto falava ao «Le Figaro» e quanto à atitude de Portugal relativamente «às reivindicações de in-
dependência dos movimento naciona-
listas (...) a Europa e Portugal foram e continuam a ser como que irmãos sia-
meses que não de podem separar sem graves riscos» sublinhava que «separar a Europa de África, entregar esses po-
vos e esses territórios estratégicos às rivalidades russa e chinesa seria erro que a Europa não deverá cometer e ao qual Portugal recusa dar a sua benção».
Os furriéis milicianos Morais e Lopes, frente à messe de
 sargentos do Quitexe. Apresentaram-se no RC4 a 01/03/1974


Cavaleiros da CCS,
a do Quitexe

A 1 de Março de 1974 apresentaram-se os seguintes quadros de especialistas, «para servir no ultramar, fazendo parte da Companhia de Comando e Serviços (CCS) do Batalhão de Cavalaria 8423»:
- Jaime Rodrigues Picão Ribeiro, alferes miliciano de minas e armadilhas (sapadores), às 14 horas e transferido do Regimento de Engenharia de Tancos. Engenheiro e reformado, é de Santo António Constância.
- Luís Ferreira Leite Machado, sargento ajudante, às 7,30 horas e ido do Distrito de Recrutamento e Mobilização 16 (DRM 16), em Évora. Faleceu a 12 de Julho de 2000, em Évora e aos 80 anos.
- José Carlos Pereira da Fonseca, furriel miliciano amanuense, às 8 horas e ido do Distrito de Recrutamento e Mobilização nº. 1 (DRM 1), em Lisboa. Veio de férias em Janeiro de 1975 e não voltou a Angola.
- Norberto António Ribeirinho Carita de Morais, furriel miliciano mecânico, às 8 horas e ido do Batalhão de Caçadores nº. 1 (BC1), em Setúbal. É natural de Niza e, aposentado do Estado, mora em Elvas.
Furriel Luís Mosteias
- João Luís Ramalho Mosteias, furriel miliciano sapador, às 11 horas e ido do Batalhão de Cavalaria 3, em Estremoz. Natural de Cabeção (Mora), mas ao tempo com residência na Amadora, faleceu a 4 de Fevereiro de 2013, de doença e no Hospital do Litoral Alentejano, em Sines. Morava, então, em Vila Nova de Santo André.
- António Maria Verdelho da Silva Lopes furriel miliciano enfermeiro, às 10,30 horas e transferido do Regimento de Infantaria nº. 16 (RI 16), em Évora. Natural e residente em Vendas Novas, é aposentado da Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças).
- Francisco Simões Carlos, soldado sapador, às 17,30 horas e  ido do RI 2. É de Botulho, em Molelos, Tondela, e empresário do sector das limpezas.
Furrel Manuel Dinis Dias

1ª. CCAV. 8423, 
a de Zalala

- Manuel Dinis Dias, furriel miliciano mecânico, às 19,30 horas e transferido do Depósito Geral de Material de Guerra (DGMG), em Moscavide, na capital portuguesa. Era natural de Oliveira do Hospital e morava e trabalhava em Lisboa, onde faleceu a 20 de Outubro de 2011, vítima de doença.
- Rogério Silvestre Raposo, soldado de transmissões, às 8 horas e ido do Batalhão de Caçadores nº. 5 (BC5), em Beja. Mora em Sintra e trabalha em Angola (na zona industrial da cidade de Viana).
Furriel Amorim Martins

2ª. CCAV. 8423, a 
de Aldeia Viçosa

- Amorim António Barrelas Martins, furriel miliciano mecânico, às 9,30 horas e ido da Escola Prática de Artilharia (EPA), em Vendas Novas. Natural do Cruzamento de Pegões, em Canha, concelho do Montijo, ali reside e é proprietário de uma oficina de reparação de veículos motorizados.
Furriel Ângelo Rabiço

3ª. CCAV. 8433, a 
de Santa Isabel

- Ângelo Tuna Rabiço, furriel miliciano enfermeiro, às 8 horas e transferido do Regimento de Artilharia Ligeira nº. 3 (RAL3), em Évora. Natural de Lordelo, em Vila Real, é professor primário aposentado e reside em Guimarães.
João J. Rito

As mortes de Santos
e João Rito

A 29 de Fevereiro de 2012, ano bissexto, faleceu Manuel Gonçalves dos Santos, que foi 1º. cabo apontador de metralhadora da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Natural de Ega, em Condeixa-a-Nova, foi vítima de um acidente na zona de Ponte do Dange.
M. Santos
O Unimog em que seguia capotou numa ida à caça e foi transportado para o Hospital do Negage, e deste para Luanda, de onde, em data desconhecida, terá sido evacuado para Portugal, pois dele mais não se soube. Apenas que era associado da Associação de Deficientes das Forças Armadas. Nascido a 2 de Agosto de 1952, estava a caminho dos 60 anos na altura da sua morte.
A 1 de Março de 2016, faleceu João Jerónimo Rito, que foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. A morte resultou de doença e depois de internamento no hospital de Castelo Branco, a sua cidade natal - onde morava no Bairro da Boa Esperança. Faria 64 anos no dia 20 de Abril seguinte.
Ambos evocamos com saudade!
Furriel Mota Viana

Mota Pinto e Rebelo
em festa de 65 anos!

Fernando Manuel Mota Viana foi furriel miliciano atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e festeja 65 anos a 1 de Março de 2017. Hoje! Trabalha na área das artes gráficas, desenho e orçamentação e mora em Braga (Gualtar), a sua cidade natal.
José J. R. Rebelo
José Joaquim Robalo Rebelo, que foi auxiliar de cozinha da messe de sargentos da CCS, no Quitexe e em  Carmona, também hoje faz 65 anos. É de Aranhas, em Castelo Branco, mas trabalhou na INDEP (antiga Fábrica Militar de Braço de Prata) e, já aposentado, vive em Odivelas.
Parabéns para ambos!

Sem comentários:

Enviar um comentário