terça-feira, 7 de março de 2017

3 693 - Futuros combatentes do BCAV. 8423 no Destacamento do RC4!

Cavaleiros do Norte de Zalala, jogadores de futebol. De pé, Fião, furriel Barreto,
 Alegre (?),  
Ferreira e NN. Em baixo, Almeida, Tarciso, Armando (padeiro), Famalicão,
 Alfama 
e furriel Nascimento. Quem confirma ou identifica os (des)conhecidos?

O 1º. cabo Coelho (Buraquinho) e o enfermei-
ro Moreira. Momento de descontracção nas
traseiras da enfermaria do Quitexe!

A 7 de Março de 1974, a instrução operacional do BCAV. 8423 continuava no Campo Militar de Santa Margarida, a partir do Destacamento do RC4, onde continuavam a chegar mais futuros Cavaleiros do Norte.
O dia, em termos de notícias militares das vá-
rias frentes ultramarinas de combate, teve as da morte de dois combatentes em Angola: o furriel miliciano António dos Reis Morais, natural de Barcos (na Covilhã), de acidente de viação; e, «em combate», o 1º. cabo Samuel da Silva de Faria Quinta, da Ribeira Brava, na Madeira. E, no mesmo dia, seguindo o Serviço de Informação Pública das Forças Armadas, também o soldado Bacar Demba, na Guiné.
O Destacamento do RC4, por sua vez, continuava a receber novos futuros combatentes do BCAV. 8423, que se juntavam aos atiradores de Cavalaria (que lá recrutaram em Janeiro e Fevereiro desse ano de 1974) e aos diversos especialistas que se iam apresentando. 
1º. cabo J. Almeida


CCS, a Companhia
do Quitexe

- Alfredo Rodrigo Ferreira Coelho, 1º. cabo analista e depurador de águas, às 16 horas e transferido do Regimento de Infantaria nº. 16 (RI 16), de Évora. Natural e residente na freguesia de Custóias, concelho de Matosinhos.
A. Soares (1974)
- Joaquim Figueiredo de Almeida, 1º. cabo atirador de Cavalaria (do PELREC), transferido de um Esquadrão do RC4 e a 28 de Fevereiro de 1974. Natural de Pedrógão de S. Pedro, no concelho de Penamacor, e falecido, de doença, a 28 de Fevereiro de 2009. Há 8 anos! RIP!!!
- António do Couto Soares, soldado de transmissões, às 19,30 horas e vindo do Regimento de Artilharia nº. 1 (RAL 1), de Lisboa. Natural de Brunhais, concelho de Póvoa do Lanhoso.
A. Soares (201
  
1ª. CCAV. 8423, a
de Zalala

- Jorge Manuel Mesquita Barreto, furriel miliciano enfermeiro, ido do Regimento de Serviço de Saúde (RSS); em Coimbra, e às 11 horas (de 28 de Fevereiro de 1974. Natural de Mira e agora residente em Baguim do Monte (Gondomar).
J. Barreto em 2017
- José António Martins Timóteo, soldado atirador de Cavalaria, às 22 horas de 4 de Março, vindo do Regimento de Cavalaria nº. 3 (RC 3), em Estremoz. Natural da Ribeira de Arronches, freguesia de Reguengo, concelho de Portalegre.

2Ç. CCAV. 8423, a
de Aldeia Viçosa


Furriel A. Reino
- Mário Novais de Carvalho Araújo,  1º. cabo operador-cripto, às 22 horas e vindo do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (BRT), da Ajuda, em Lisboa. Natural de S. Rosendo, no concelho de Santo Tirso.

3ª. CCAV. 8423, a
de Santa Isabel


A. Reino em 2016
- Armindo Henriques Reino, furriel miliciano de Operações Especiais (Rangers), transferio de um Esquadrão do RC4 e no dia 1 de Março de 1974. Natural e residente na Aldeia do Bispo, concelho do Sabugal.
- Fernando da Conceição Pereira, soldado de transmissões, às 23 horas e transferido do Regimento de Artilharia nº. 1 (RAL 1), em Lisboa.

Alexandre Oliveira


Os 65 anos do clarim 
Alexandre Oliveira

O clarim Oliveira, da 2ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, está em festa dos 65 anos - a 8 de Março de 2017.
Alexandre dos Santos Oliveira era da Mata, freguesia de Lever, em Vila Nova de Gaia, e lá regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975. Por lá fez vida e reside agora no Seixo Alvo, no Olival, também no concelho gaiense. É para lá que vai o nosso abraço de parabéns pelo feliz dia d´anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário