CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 4 de abril de 2019

4 432 - Luanda em volta à normalidade, sem tiros nas últimas 24 horas!

Os comandantes Carlos Almeida e Brito, tenente-coronel
de Cavalaria, do BCAV. 8423, e José Manuel Cruz, capitão
 miliciano de infantaria, da 2ª. CCAV. 8423 
Capitão José
Diogo Themudo

O dia 4 de Abril de 1975, há 44 anos, foi o do retor-
no do tenente-coronel Al-
meida e Brito ao comando do BCAV. 8423, assim dei-
xando o comando (tam-
m interino) da Zona Militar Norte.
A função de comando regional fora as-
sumida a 24 de Março de 1975, sendo, a nível dos Cavaleiros do Norte, sido substituído, também interinamente, pelo capitão José Diogo Themudo, que a Carmona chegara em data indeterminada desse mesmo mês, para um cargo que estava vago desde Maio de 1974, quando o então major Ornelas Monteiro foi «desviado» para a Guiné, por ordem do Movimento das Forças Armadas (MFA).  O BCAV. 8423, recordemos, estava sem 2º. comandante desde esses finais de Maio de 1974.
Ao tempo, e por Luanda, a situação evoluía. «A vida volta à normalidade, de-
pois de 15 dias de violentos incidentes entre o MPLA e a FNLA», relatava a imprensa do dia, anotando que «não se registaram tiros nas últimas 24 horas».
Estava-se numa 6ª.-feira e a dita calma foi confirmada por fontes governamen-
tais, mas o MPLA «receava o agravamento da situação do fim de semana».
Assim ia Angola, há 44 anos, que nos oparecem ter sido ontem!
Furriel António Lopes,
enfermeiro da CCS
do BCAV. 8423

Lopes, furriel enfermeiro,
68 anos em Vendas Novas!

O Lopes, inesquecível furriel miliciano enfermeiro dos Cava-

leiros do Norte da CCS do BCAV. 8423, está amanhã em festa dos seus 68 anos.
Natural da alentejana vila de  Vendas Novas, António Maria Verdelho da Silva Lopes lá regressou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana por terras do Uíge angolano. Já, então, como 2º. sargento-miliciano do Exercito Português. Fez carrei-
ra profissional como funcionário públi-
co, como quadro da Autoridade Tribuária e Aduaneira (as Finanças) e, feliz e saudável, já se aposentou. Vivia e vive na sua alentejana vila e terra natal, para onde vai o nosso forte abraço de parabéns pela feliz data, grávido de afecto e apertado e envolvido de enor
Padre José Pires
míssima amizade!


Padre Pires, 82 anos
em Castelo Branco!

O padre José Sanches Pires foi capelão do BCAV. 1917, um dos antecessores do BCAV. 8423 no Quitexe, e festeja 82 anos a 5 de Abril de 1937. Em Castelo Branco.
Natural de Fóios, do concelho do Sabugal, foi ordenado sacerdote em Vallodolid, a 9 de Setembro de 1962, de lá passando para as Comunidades Redentoristas de Guimarães e do Porto. Radicou-se em Castelo Branco há 47 anos e, sempre como Missionário Redentorista, fundou, em 1979, o Centro Social Padres Redentoristas, frequentado por cerca de 600 crianças e empregando cerca de uma centena de colaboradores.
«Sinto-me muito feliz por ser padre e fazer parte da grande Família Redento-
rista. Agradeço a Deus esta vocação e os pais que me deu», disse em 2015, acrescentando que «com todas quero continuar a minha missão».
O nosso abraço de parabéns pela sua bonita idade que amanhã festeja!
Alvarito e Casal da Fonseca,
da CCAÇ. 3879 e no Quitexe

Casal da Fonseca, 69
anos em Leiria !

António Casal da Fonseca foi 1º. cabo rádio-telegrafista da quitexana CCS da CCAÇ. 3879 e está amanhã em dia de festejar 69 anos!
Tio do conhecido cantor David Fonseca, jornadeou pelo uíjano Quitexe entre 1972 e 1973, depois rodando para a beiramarina cidade de Ambriz, antes de regressar a Por-

tugal e aos seus saudosos Marrazes de Leiria. No Quitexe, a sua Companhia foi substituída pela CCS do BCAÇ. 4211 - o antecessor do BCAV. 8423.
Fez carreira profissional como bancário e reside em Marrazes, em Leiria, para onde «telegrafamos» o nosso abraço de parabéns!



Justino Azevedo

Azevedo de Zalala, 67

anos em Vila do Conde!

O soldado Azevedo, mecânico-auto da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, festeja 67 anos a 5 de Abril de 2019.
Justino da Silva Azevedo, de seu nome completo, é natural do lugar de Farilhe, na freguesia de Canidelo, do município de Vila do Conde, e lá voltou a 9 de Setembro de 1975 - quando terminou a sua comissão militar em Angola, por terras do Uíge.

Tanto quanto sabemos e por informação do furriel TRMS João Dias, por lá tem feito vida, desde então, e para lá vão as nossas felicitações.


Mateus de Santa Isabel, 67
anos em Souto da Casa!

Virgílio dos Santos Mateus foi soldado clarim da 3ª. CCAV. 8423, a companhia da Fazenda Santa Isabel. Depois, do Quitexe e de Carmona, sempre comandada pelo capitão miliciano José Paulo de Oliveira Fernandes.
Natural de Souto da Casa, no concelho do Fundão, da Beira Baixa, lá regres-

sou no dia 11 de Setembro de 1975, no final da comissão militar em Angola. E por lá vive(rá), tanto quanto sabemos. Para lá vai o nosso abraço de parabéns, pelos 67 anos que festeja a 5 de Abril de 2019.


Sem comentários:

Enviar um comentário