CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 5 de abril de 2019

4 433 - A (não) ocupação das instalações militares portuguesas no norte de Angola!

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, todos identificados na imagem. Logo
à esquerda, o furriel miliciano Rebelo, especialista de transmissões e que amanhã, dia 6 de Abril de
2019, festeja 67 anos na sua natal cidade de Guimarães
Cavaleiros do Norte em Carmona, actual cidade do Uíge,
há 44 anos e na piscina: furriel Nelson Rocha, alferes
Pedrosa de Oliveira e furriéis Manuel Machado
José Lino e António Cruz


O primeiro sábado de Abril de 1975, o dia 5 de há 44 anos, foi tempo de boas férias pelas bandas de Luanda, onde dois Cavaleiros do Norte faziam férias: os furriéis milicianos Cruz e Viegas. A viver os apetites da enorme metrópole que era a capital da Angola (ainda) colonial.
Um das primeiras preocupações (ou interesses) da manhã de cada dia luan-
dino era a leitura da imprensa local, o jornal A Província de Angola, para cui-
dar da actualidade e o que se falava nesse dia era das ocupações, a norte e
Notícia do Diário de Lisboa
 de 5 de Abril de 1975
pelo «nosso» Uíge, das antigas instalações militares por-
tuguesas - da parte dos movimentos de libertação. Não era o caso da Zona de Acção (ZA) dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, que tinham deixado as fazendas de Zalala (a 1ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano Davide Castro Dias) e Santa Isabel (a 3ª. CCAV. 8423, a de Paulo Fernandes).
As instalações militares urbanas continuavam ocupadas pelos garbosos e atentos e corajosos Cavaleiros do Norte: a 3ª. CCAV. 8423 no Quitexe, a 1ª. CCAV. 8423 em Vista Alegre e Ponte do Dange (Destacamento) e parte da 2ª. CCAV. 8423 (em Aldeia Viçosa). E a CCS e parte da 2ª. CCAV. 8423 já em Carmona e no BC12.
O campo de N´Kiende, no Congo angolano, perto de S. Salvador e segundo a imprensa desse dia, estava ocupado com um campo militar da FNLA, onde era dada instrução a 2000 soldados do movimento de Holden Roberto.
António Rebelo,
furriel TRMS

Rebelo, furriel de A. Viçosa,
67 anos em Guimarães !

O furriel miliciano Rebelo, da 2ª. CCAV. 8423, a da vila de Aldeia Viçosa, festeja 67 anos a 6 de Abril de 2019.
António Augusto Faria Novais Rebelo, de seu nome completo, foi Cavaleiro do Norte especialista de transmissões e regressou a Portugal e a Guimarães, sua terra natal, no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, de 15 meses e sob comando do capitão  miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz.
Profissionalmente, foi quadro da Câmara Municipal da sua cidade, atingindo a qualificação de tesoureiro. Actualmente já aposentado, lá vive e para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário