A «calma fictícia» que há 44 anos se vi-
via no Uíge angolano era essencialmente dependente (ou consequência) da inten-
sa operacionalidade dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
E isso muito nos orgulha, combatentes desse tempo histórico da pré-indepen-
dência angolana, que nos fez (e fomos, de verdade e de facto) actores vivos e activos dessa epopeia, sem recuar a qualquer problema e/ou incidentes, dos que, a esse tempo, era regulares e periclitavam a segurança de pessoas e de bens! Sem quaisquer medos!
A segurança colectiva era garantida pelo esforço titânico, sem horas e sem descanso, dos bravos Cavaleiros do Norte - que tantas vezes foram hostilizados pela comunidade civil que, a cada dia que passava, menos confiante se sentia quanto ao seu futuro angolano. Nomeadamente, a comunidade branca europeia e seus descendentes.
Pinho, 1º. cabo da CCS,
faleceu há 23 anos no Porto!
O 1º. cabo escriturário Pinho faleceu há 23 anos, de doença, a 19 de Abril de 1996.
Jorge Manuel de Sousa Pinho era residente nas Mercês, fre-
guesia de Ramalde, na cidade do Porto, e lá regressou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, onde prestou serviço na secretaria do Comando do BCAV. 8423 e foi o principal responsável pela emissão dactilografada das Ordens de Serviço, o que lhe valeu louvor pelo «muito interesse, entusiasmo e aplicação». «Sempre com uma enorme vontade de acertar e procurando aperfeiçoar-se progressivamente, não se poupando a esforços para apresentar em tempo e da melhor maneira o serviço de que era encarregado», sublinha o louvor, publicado na Ordem de Serviço nº. 173 do BCAV. 8423.
Hoje, e aqui, dele fazemos memória, recordado um bom companheiro da comissão militar em Angola. RIP!!!
Carvalho de Santa Isabel,
67 anos em Amares !
Joaquim Fernandes de Carvalho, soldado condutor auto-rodas da 3ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 19 de Abril de 2019.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel - e depois do Quitexe e de Carmona - regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, fixando-se em Sobre a Igreja, na freguesia de Fiscal, do município de Amares. O que sabemos dele é muito pouco: apenas que por lá continuará a residir e para lá indo, amigo, o nosso abraço de parabéns pela bonita idade que hoje festeja!
|
Sem comentários:
Enviar um comentário