CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 22 de abril de 2019

4 449 - Cavaleiros do BCAV. 8423, há 45 anos, regressaram a Santa Margarida!

O alferes Pedro Rosa, comandante do 3º. Grupo de Combate da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Aqui, na
 Ponte do Dange e com os furriéis Manuel Pinto e João Aldeagas. Falta, do mesmo GC, o furriel Victor
 Velez. A ele pertencia o 1º. cabo João Viegas Ferreira, que amanhã festeja 67 anos!
Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, há 45 anos e em
Santa Margarida, no RC4, todos futuros furriéis
milicianos: Neto, Viegas, Matos e Monteiro



O dia 22 de Abril de 1974, há 45 anos, foi uma segunda-feira, como hoje, e dia de regresso dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 ao Destacamento do Regimento de Cavalaria nº., 4 (RC4), em Santa Margarida.
A Licença de Normas, os 10 dias praxe regulamentar para os mobilizados para as frentes da guerra colonial/ultramarina portuguesa, tinham sido gozada entre 18 e 28 de Março anterior, mas, e citamos o livro «História da Unidade», o BCAV. 8423, «acabou por ser aumentada de tal modo que só a 22 de Abril de voltou a reencontrar todo o pessoal do Batalhão, para dar efectivação à Instrução Operacional». Que viria a decorrer na conhecida Mata do Soares.
Neste tempo, parte dos graduados do BCAV. 8423 foram fazer serviços de es-
cala a Santa Margarida, ao Destacamento do RC4 (onde a unidade se aquarte-
lava) e em condições e periodicidade que a memória já não recorda com nitidez e muito menos os pormenores.
O edifício dos comandos militares do Uíge,
na cidade de Carmona e em 1975

Gabinete Militar
Misto de Carmona

Um ano depois, e já em Carmona e num período de «procura de obter a tal calma aparente e o entendimento entre os movimentos», o mesmo BCAV. 8423 procurava «encontrar soluções para todos os problemas, através de reuniões semanais».
Reuniões que foram «o primórdio do Estado Maior Unificado», que não nos lembramos se chegou a ser constituído. De uma delas, e citando o «HdU», «veio a resultar, a 22 de Abril, um a reunião a nível elevado, com elementos do Gabinete Militar Misto», que acabou por originar «um patrulhamento ao Úcua, com  vista a fazer-se uma troca de prisioneiros, que já havia sido tentada, sem êxito, no dia 21 de Abril» - como ontem aqui falámos. 

Ferreira de Zalala, 67
anos na Póvoa de Santa Iria !

O 1º. cabo Ferreira, da 1ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 23 de Abril de 2019, amanhã e na Póvoa de Santa Iria.
João Viegas Ferreira, é este o seu nome completo, foi atirador de Cavalaria dos Cavaleiros do Norte da Fazenda de Zalala - depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona -, integrando o 3º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes Pedro Rosa, com os furriéis João Aldeagas, Manuel Pinto e Victor Velez, todos milicianos. 
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se nos Olivais, em Lisboa, onde residia. Mora agora na Póvoa de Santa Iria, no município de Vila Franca de Xira, para onde segue o nosso abraço de parabéns! 

Sem comentários:

Enviar um comentário