CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 23 de abril de 2019

4 450 - Palestras no BCAV. 8423 para as primeiras eleições pós-25 de Abril!

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, numa paragem de um passeio às Quedas do Duque de Bragança,
há 44 anos. De pé, Almiro Brasil, furriel João Dias, alferes Lains dos Santos, furriel Évora Soares, 1º. ca-
bo Carlos Carvalho e condutor António Lopes (Famalicão). Em baixo,Carlos Alberto dos Santos
Costa, o Alfama (que faleceu há 4 anos, hoje se fazem. RIP!!!) e Fernando Silva (Mamarracho) 
Cavaleiros do Norte do PELREC, na caserna do Quitexe, em
 Setembro de 1974. De pé, 1º. cabo Augusto Hipólito, furriel
José Monteiro e 1ºs. cabos Joaquim Almeida e Jorge Vicente.
 Em baixo, alferes António Garcia, Manuel Leal, furriel
Francisco Neto e Aurélio Júnior (Barbeiro). Almeida,
 Vicente, Garcia e Leal já faleceram. RIP!!! 


As eleições de 25 de Abril de 1975, para a Assembleia Constituinte e as primeiras depois de revolução, motivara a realização de palestras orientadoras» em Carmona e para os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. 
A  primeira decorreu a 16 de Abril, a segunda no dia 23 - hoje, precisamente, se passam 44 anos!... - e para «todo o pessoal que o quis fazer», orientadas por oficiais do Comando Territorial de Carmona (CTC) e do BCAV. 8423, «ambos delegados do MFA», como reporta o livro «História da Unidade».
Relativamente às eleições de antes da independência de Angola, que estavam anunciadas para Outubro desse ano, admitiu-se que não se realizariam. «Podem vir a ser canceladas», afirmou Agostinho Neto, presidente do MPLA e falando em Dar-es-Salam, lá frisando, também, que o seu movimento/partido continuaria a fazer a su campanha para as eleições e convidando os outros dois movimentos para uma reunião a três.
«Em vez de nos alvejarmos uns aos outros, em vez de usarmos a violência, poderíamos discutir os nossos problemas», disse Agostinho Neto. 
O projecto de lei eleitoral do MPLA não tinha sido analisada e competiria ao Governo de Transição promulgar a tal regulamentação. O que, há 44 anos, ainda não tinha acontecido. E, como se sabe, não se realizaram as eleições.
Notícia do Diário de
Lisboa de 23/04/1974

Notícias de Angola
para onde partíamos...

Um ano antes e em Santa Margarida, uma terça-feira como a de hoje, os mobilizados do BCAV. 8423 faziam a sua instrução operacional e, pela leitura da imprensa do dia, sabia-se de mais mortes na Guiné, em Moçambique e em Angola. Neste caso, as do capitão João Vinagre, que era da Chamusca (de doença), o 1º. sargento António Manuel Raimundo da Silva, de queda (acidente), era de S. Vicente, em Abrantes; e o soldado Joaquim António Moreira Vilela, da Chamusca (de acidente com arma de fogo).
Os Cavaleiros do Norte preparava-se justamente para partir para Angola o que por lá se passava interessava-nos directamente, muito embora,. por este tempo de há 45 anos, não soubéssemos ainda a data da partida.
Carlos Costa
o Alfama

Costa, das TRMS de Zalala,
faleceu há 4 anos !

O soldado Costa, das transmissões da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, faleceu há 4 anos, no dia 24 de Abril de 2015.
Carlos Alberto dos Santos Costa,  por terras do Uíge popularizado como Alfama, por deste bairro lisboeta ser natural, lá regressou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em África, por terras do norte angolano. Pouco mais sabemos dele, apenas e via furriel miliciano João Dias, que morava em Azeitão, no município de Setúbal, na altura do seu fale-
cimento. Hoje o recordamos com saudade. RIP!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário