CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 1 de junho de 2019

4 439 - A CCS e a 3ª. CCAV. 8423 nos encontros anuais de 2019!

Cavaleiros do Norte da CCS, a Companhia quitexana do BCAV. 8423, no encontro anual
 de 2019, em Rans, Penafiel, a 1 de Junho
A 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel,
hoje reunida na cidade do Fundão

Os Cavaleiros do Norte da CCS reuniram hoje em Penafiel, matando saudades da jornada africana do Uíge angolano e delas fazendo o abraço gigante que por lá se gerou e por cá multiplicou milhões de afectos e uma enormíssima e imortal solidariedade.
Ao mesmo tempo, mas no Fundão, jun-
taram-se os companheiros da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel e que, entre 10 de Dezembro de 1974 e 2 de Março de 1975, compartilharam o mesmo espaço do aquartelamento quitexano onde, garbosos e corajosos, sem medos, sem constrangimentos, todos cumpri-
mos a nobre missão de a Angola «dar» o seu futuro como nação.
Duas primeiras notas do encontro da CCS: 
1 - A ausência, pela primeira vez, do capitão Acácio Carreira Luz, Cavaleiro Maior do BCAV. 8423, que, aos 90 anos e por razões familiares, não pôde par-
ticipar no encontro e, por isso, não pôde comungar este dia de família com os que considera «queridos amigos, camaradas de armas do Quitexe».
2 - O (re)aparecimento de dois companheiros, quase 44 anos depois das despedidas de 1975: o furriel Francisco Bento (a 8 de Setembro) e o soldado Albino Dias (sapador, a 22 de Fevereiro). Destes falaremos em dias próximos.
A lembrança da CCS para celebrar os 90 anos
do capitão Acácio Carreira da Luz 

A mensagem
do Capitão Luz !

A não presença do capitão Luz deu razão à emotiva mensagem enviada e em Penafiel lida pelo furriel Viegas. Que transcrevemos:

Queridos amigos,
camaradas de armas do Quitexe:

Aguardo sempre com ansiedade que cheguem as datas dos nossos convívios e particularmente pelo que hoje se realiza em Penafiel, visto que tenho 90 anos e, como é natural, cada vez com menos certeza posso projectar o dia de amanhã.  
Recordo tempos das nossas vidas que, em duras circunstâncias e espaços comuns, em terras de Angola e em unidade militar, me marcaram com uma saudade que ora me dói ora me alegra e faz feliz, criando a amizade que me habituei a ter por vocês.
Sinceramente, creio na reciprocidade, que do coração agradeço.
Mas a vida é assim. Desta vez e com grande pena minha, razões de ordem fa-
miliar não permitem a minha presença no convívio de 1 de Junho em Penafiel.
Contudo, não me falta a esperança de nos abraçarmos no próximo ano.
Rogo a Deus pela saúde de nós todos e das nossas famílias.
Com votos de um bom convívio, vai um abraço para todos os presentes e um bom regresso às vossas casas.
Com um abraço do Capitão Acácio Luz
Plano do quadro de memória
dos 90 anos do Capitão Luz

Uma memória da CCS
para o Capitão Luz !

O momento da leitura, comovidamente escutada e longamente aplaudida,  de pé, pelos Cavaleiros do Norte da CCS, foi seguida da mostragem de um quadro, com um trabalho de caricatura de homenagem ao capitão Luz no ano dos seus 90 anos.
O traço artístico é da autoria do comandante Nelson Leal (oficial da Marinha Portuguesa, de Águeda) e apresenta o veteraníssimo Cavaleiro do Norte de G3 a tiracolo e guião do BCAV. 8423 na mão esquerda, à frente de um carro de combate com a matrícula AL-29-19.
AL de Acácio Luz, 29 de 1929, o ano do seu nascimento (a 28 de Março), e 19, de 2019, o ano que decorre e quando festejou 90 anos, com invejável saúde física e intelectual.
O quadro tem ainda a indicação «Campanha Angola / Campanha 1974/75» e, nas costas, a seguinte legenda:
Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423
MEMÓRIA PARA SEMPRE!
Ao Capitão Acácio Carreira da Luz
Cavaleiro do Norte maior !
Inclui as assinaturas de todos os Cavaleiros do Norte da mesma CCS quitexana que hoje participaram no encontro de Penafiel, magnificamente organizado pelo Joaquim de Sousa Moreira. 
José Lino

Cavaleiros de Santa
Isabel no Fundão!

Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, os da Fazenda Santa Isabel, reuniram-se hoje na cidade do Fundão, com o selo organizativo do (furriel) José Rodrigues Lino. Razões de natureza técnica (e só essas) impedem-nos de adiantar mais pormenores desta jornada de confraternização - o que esperamos fazer muito proximamente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário