CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 6 de junho de 2019

4 444 - Mensagem do capitão Luz para os Cavaleiros do Norte da CCS!

As Amazonas do Norte no encontro da CCS do BCAV. 8423 de 2019, em Rans, município de Penafiel.
 Companheiras de ontem, namoradas e mulheres de hoje e de sempre dos combatentes que, pelo Uíge
angolano, fizeram história do Portugal africano 
O quadro de homenagem ao capitão Acácio Luz
mostrado no encontro da CCS de Rans, em Penafiel

O capitão Acácio Carreira da Luz, Cava-
leiro Maior do BCAV. 8423 que a CCS simbolicamente homenageou no encon-
tro de Rans, em Penafiel - no qual não pôde estar presente, por razões de natu-
reza familiar -, reagiu a esse momento de emoções e de memória.
Transcrevemos, na íntegra, a mensagem que fez chegar ao blogue «Cavaleiros do Norte»:

Queridos amigos
CAVALEIROS DO NORTE
da CCS/BCAV. 8423
A legenda de homenagem aos 90 anos do
capitão Acácio Luz, cm as assinaturas
 dos Cavaleiros do Norte da CCS que
 estiveram no encontro de Penafiel

Muito me sensibiliza  o modo e a forma como os Cavaleiros do Norte, quitexanos,  sentiram a minha mensagem que lhes foi lida no convívio do dia 1 de Junho/2019, em Penafiel, e  publicada no blogue  “Cavaleiros do Norte”  referente à mesma data.
Só uma pura amizade, pode manifestar-se assim, porque sincera. Muito obrigado.
Desvanece-me  a homenagem, não sei se bem merecida, que então me foi prestada pelos meus 90 anos, materializada por uma prenda que muito gostei e, tanto melhor, foi, é, uma surpresa, que me deixou contente e, sobretudo, muito honrado pelas vossas assinaturas apostas nessa oferta, que ficam
Nelson Leal,
autor da obra
de homenagem
ao capitão
Acácio Luz
a assinalar, para a posteridade, a consideração e a amizade que nos une. Não tenho outras palavras agora que não sejam: MUITO OBRIGADO A TODOS!
Tive conhecimento, através do blogue «Cavaleiros do Norte», de tudo o que se passou no convívio e tão bem explicitado pelo nosso amigo Celestino Viegas,  que oportunamente fará chegar a prenda à minha posse, porque é seu timbre.  
Admiro os detalhes da minha caricatura e penso não enganar-me que, para além do excelente trabalho artístico do autor, o sr. Co-mandante de Marinha Nelson Leal, esteve por trás o «dedo» sábio do nosso Cavaleiro do Norte, esse sim, o maior, o nosso amigo Celestino Viegas, furriel «Ranger» do Quitexe. 
A ambos os meus parabéns e os meus agradecimentos.
É para mim motivo de grande satisfação saber que o convívio foi brilhante e que a ele se juntaram, pela primeira vez, outros Cavaleiros do Norte. Que sejam bem vindos e que continuem a engrossar este grupo coeso, cuja atracção assenta na amizade que todos nós conhecemos e sentimos.
Finalmente e mesmo com o risco de me tornar repetitivo, quero enaltecer o preciosíssimo trabalho que o nosso amigo Celestino Viegas, abnegadamente continua a oferecer a todos os militares que, em terras de Angola, integraram o BCAV. 8423. Sempre com espírito de entrega e enorme boa vontade, que traduzem bem o seu carácter, contribui para a aglutinação do grupo, mantendo o vínculo na amizade que a todos une. 
BEM HAJA, caro Celestino.
Cap. Acácio Luz   

Manuel Barroso

Barroso de Zalala, 67
anos em Vila do Conde!

O atirador de Cavalaria Barroso, da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 67 anos a 6 de Junho de 2014.
Manuel Joaquim de Farias Barroso, de seu nome completo, integrou o 1º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano Mário Jorge Sousa - com os furriéis milicianos Victor Costa, Baldy Pereira e Évora Soares - e é natural da Póvoa do Varzim, por onde desenvolveu a sua actividade profissional na área comercial das frutas e legumes. Já aposentado, continua a residir na Póvoa do Varzim e para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Cavaleiros do Norte
em dias do Uíge !!!

O dia 6 de Junho assinala alguns acontecimentos de alguma relevância na história da jornada africana dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 por terras do Uíge angolano.
- 1974: Chegada a CCS, a Companhia do capitão António Martins de Oliveira, à vila do Quitexe, rodando do Campo Militar do Grafanil e para ali substituir o BCAÇ. 4211, que rodou para Ambrizete. 
- 1975: Rotação da 1ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias e de Zalala, do Songo para Carmona, imediatamente depois dos violentos combates desta cidade capital do Uíge e para reforçar a limitada guarnição dos Cavaleiros do Norte que lá garantiam a segurança de pessoas e bens.


Sem comentários:

Enviar um comentário