CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 3 de julho de 2019

4 472 - O desembarque, em Luanda, dos Cavaleiros do Norte de Zalala!

Grupo de Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, identificados na imagem. Os Cavaleiros do Norte da
mítica Fazenda Zalala desembarcaram em Luanda a 2 de Junho de 1974. Ainda passariam por Vista/
/Ponte do Dange e Songo, antes de chegarem a Carmona - cidade do seu último aquartelamento
O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito
nos seus tempos de oficial adjunto do
BCAV. 1917, em 1968 
Emblema da 1ª. CCAV.
8423, a de Zalala


A  1ª. Companhia de Cavalaria 8423, a de Zalala, do BCAV. 8423 e comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias, partiu para Angola a 1 de Junho, desembar-
cando em Luanda no dia 2 de Junho de 1974. Há um mês se fizeram 45 anos!
Dias antes, a 1 de Junho, tinha chegado a CCS e, a 22 de Maio, o comandante  Carlos Almeida e Brito (tenente-coronel de Cavalaria), o capitão Paulo Falcão (oficial adjunto) e o alferes miliciano José Leonel Hermida (oficial de transmissões). 
Após a chegada destes três oficiais, e de acordo com o livro «História da Unidade», o BCAV. 8423, «finalmente teve o BCAV. conhecimento do seu local de destino, o Quitexe, terra promissora de Angola, capital do café e vila-mártir de 1961»
Iria ser lá, ainda segundo o HdU, «o primeiro local onde o BCAV. 8423 iria esta-
belecer-se em Sector, com vista a dar consecução ao problema de paz que o MFA pretende obter». Sector pelo qual o agora (1974) tenente-coronel Almeida e Brito tinha passado em 1968, como oficial adjunto do BCAV. 1917.
Os Cavaleiros do Norte só dias depois da chegada a Luanda souberam do seu destino da jornada africana do Uíge angolano. Em Portugal, no dia 3 de Julho de há 45 anos, ainda continuavam  a 2ª. CCAV. e a 3ª. CCAV. 8423, respectiva-
mente comandadas pelos capitães milicianos José Manuel Cruz e José Paulo Fernandes - que se iriam aquartelar em Aldeia Viçosa e Fazenda Santa Isabel..

Ordem de Serviço do em-
barque da 1ª. CCAV. 8423

O embarque da 1ª. CCAV.
8423, a de Zalala !

A relação dos oficiais, sargentos e praças da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de  Zalala, que embarcaram para Angola a 1 de Junho e desembarcaram em Luanda a 2 de Junho de 1974 foi publicada num anexo da Ordem de Serviço nº. 153 do RC4 - a unidade mobilizadora.
Ordem de Serviço de 2 de Julho desse ano, há 45 anos, e listando os milicianos capitão Davide Castro Dias, alferes Mário Sousa, Pedro Rosa, Carlos Sam-paio e José Lains dos Santos e furriéis Américo Rodrigues, Mota Viana, João Dias, Jorge Barata, Plácido Queirós, Manuel Pinto, Victor Costa, João Baldy Pereira, Jorge Barreto, Eusébio Martins, Manuel Dinis Dias, João Aldeagas, José Louro e José António Nascimento.
O Américo Rodrigues, o Jorge Barata, o João Baldy Pereira, o Eusébio Martins e o Manuel Dinis Dias, infelizmente, já faleceram, todos vítimas de doença, e aqui, hoje e sempre, deles fazemos memória. RIP!!!
O 1º. sargento era Alexandre Joaquim Fialho Panasco e a lista, naturalmente, incluía todos os praças - os 1ºs. cabos e os soldados da Fazenda Zalala.
O furriel João Baldy
Pereira de Zalala

Comandante A. Brito
na PSPA do Quitexe !

O dia 3 de Julho de 1974, há 45 anos, foi tempo de o tenente-coronel Carlos Almeida e Brito visitar a 3ª. Companhia da Polícia de Segurança Pública de Angola (PSPA).
A unidade policial civil dependia operacionalmente do BCAV. 8423, com Comando aquartelado no Quitexe, «mercê de deter-
minações superiores» e desde o princípio deste  mês de Julh- assim como a 4ª. Companhia e a Organização Provincial de Voluntários de Defesa Civil do Território (OPVDCA) do Dange - e o comandante dos Cavaleiros do Norte visi-
tou-a no âmbito do programa de «estabelecimento de contactos operacionais» entre as várias «forças militares em Subsector».

Sem comentários:

Enviar um comentário