CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 16 de julho de 2019

4 757 - Futuros Cavaleiros do Norte do curso de Operações Especiais - os Rangers!|

O furriel Viegas em frente ao quartel-sede Centro de
 Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lame-
go e em Setembro de 2016, quando lá foi «matar sau-
dades» dos instrutórios tempos de há 46 anos!
O furriel Viegas no quartel
de Penude em Setembro
 de 2016



O dia 16 de Julho de 1973, há 46 anos!!!..., foi tempo de apre-
sentação de vários futuros Cavaleiros do Norte no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), os Rangers, em Lamego. Para um curso militar extremamente difícil, mas de enor-
mísima qualidade e elevado nível de pre-paração técnica e física.
O curso iniciou-se nesse dia e terminou a 29 de Setembro desse mesmo ano, envol-
vendo, quanto a futuros Cavaleiros do  
A guia de apresentação do futuro furriel mili-
ciano Viegas, do CIOE (sede) para o Quartel
 de Penude, onde estava a 1ª. Companhia
 de Instrução de Operações Especiais
Norte do BCAV. 8423, os seguintes quadros milicianos:
- Alferes: António Manuel Garcia, da CCS, a Companhia do BCAV. 8423 do Quitexe; Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa, da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala; João Francisco Pereira Machado, da 2ª. CCAV., a de Aldeia Viçosa; Augusto Rodrigues, da 3ª. CCAV., a da Fazenda Santa Isabel.
- Furriéis: José Augusto Monteiro, José Fran-
cisco Neto e Celestino José Viegas, da CCS; Manuel Moreira Pinto, da 1ª. CCAV. 8423; e António Carlos Letras, da 2ª. CCAV. 8423. O furriel Armindo Henriques Reino, da 3ª. CCAV. 8423, foi instruendo do curso seguinte, já com Monteiro, Neto e Viegas como monitores de instrução.
O curso foi ministrado no quartel de Penude, nos arredores de Lamego, e correspondia ao 2º. Turno do CIOE desse ano de há 46 anos. O comandante dessa 1ª. Companhia (a de Penude) era o capitão Gomes Pereira, director de instrução era o capitão Augusto Valente, ambos já falecidos.
Ornelas Monteiro

Ornelas Monteiro
faleceu há 8 anos!

O tenente-coronel Ornelas Monteiro faleceu há 8 anos, a 16 de Julho de 2011 e em Lisboa.
José Luís Jordão Ornelas Monteiro era major de Cavalaria e 2º. comandante do BCAV. 8423, durante todo o período de forma-
ção do BCAV. 8423, no Regimento de Cavalaria 4 (RC4), em Santa Margarida. Em vésperas da partida para Angola, foi «desviado» para o Comando Chefe das Forças Armadas da Guiné, por ordem do Movimento das Forças Armadas - no âmbito do então processo descolonização daquela ex-colónia portuguesa.
Ornelas Monteiro nasceu a 7 de Outubro de 1931, em Lisboa, e, ao tempo de ser Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, estava a caminho dos 43 anos. Conti-
nuou a sua carreira militar e atingiu a patente militar de tenente-coronel.
Faleceu a 16 de Julho de 2011, aos 80 anos e já aposentado, de doença e em Lisboa. Hoje e aqui o recordamos com saudade. RIP!!!
 



Sem comentários:

Enviar um comentário