A vila do Quitexe vista da torre da Igreja de Santa Maria de Deus. Em primeiro plano e à esquerda, a parada do BCAV. 8423 |
O chefe do Posto da Polícia de Investi-
gação Militar (PIM) da vila do Quitexe apresentou-se, a 4 de Julho de 1974, ao tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423.
A PIM, a esse tempo, tinha «completado o seu quadro orgânico» e, simultânea-
mente, ainda decorria a operação «Castiço DIH» pelas matas do Uíge, na qual, provavelmente, também participaram grupos de Flechas - o seu braço armado. Tinha começado a 20 de Junho e só terminaria a 17 de Julho desse ano de 1975.
A PIM passa ao lado da nossa memória colectiva, a não ser pela participação de um seu grupo numa operação conjunta, logo dos nossos primeiros tempos de Angola.. Terá sido no decorrer da «Castiço DIH».
Bilhete dos TAM do alferes João Machado |
Listagem da 2ª. CCAV. 8423 |
Partida da 2ª. CCAV. 8423
A partida da 2ª. CCAV. 8423, a dos Cava-
leiros do Norte de Aldeia Viçosa, de Lis-
boa para Angola, foi a 4 de Junho de 1974, desembarcando no aeroporto internacional de Luanda ao princípio da manhã do dia seguinte. Hoje e amanhã se passam, respectivamente, 45 anos.
A Ordem de Serviço do RC4 publicou, a 4 de Julho de 1974, a lista dos Cava-
leiros do Norte de Aldeia Viçosa que, comandados pelo capitão miliciano José Manuel Cruz, com ele embarcaram: os também milicianos alferes João Macha-
do, Jorge Capela, Domingos Carvalho de Sousa e João Carlos Periquito e os furriéis António Carlos Letras, José Fernando Melo, José Freitas Ferreira, José Manuel Costa, António Chitas, Rafael Ramalho, José Gomes, António Artur Guedes, João Brejo, Amorim Martins, Abel Mourato, António Rebelo, António Cruz e Mário Matos. O 1º. sargento da secretaria era Fernando Mendes Pereira Norte, já falecido (em data desconhecida).
A 2ª. CCAV. 8423 deslocou-se para Aldeia Viçosa no dia 10 de Junho de 1974, ida do Campo Militar do Grafanil, arredores de Luanda, e rodou para Carmona a 11 de Março de 1975. Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975.
O atirador Gonçalves, que amanhã festeja 67 anos. Atrás, o Neves (Bolinhas, encoberto) e o furriel Rodrigues (falecido a 30 de Agosto de 2018, de doença e em VN de Famalicão) |
Gonçalves de Zalala
festeja 67 anos !
O soldado Gonçalves, Cavaleiro do Norte e atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, festeja 67 anos a 5 de Julho de 2019.
João Inácio Rodrigues Gonçalves é natural da Moita do Ribatejo e lá voltou, ao Carvalhido, no dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana de Angola, onde viandou pelas uíjanas terras de Zalala, Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona - por lá popularizado como o Cigano e Bigodes.
A informação do furriel miliciano João Dias (TRMS) aponta para que resida em Évora e para lá (ou onde quer que esteja) vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário