CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 26 de julho de 2019

4 762 - Coluna do BCAV. 8423 voltou de Salazar; reuniões com povos de Aldeia Viçosa!

Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423, há 44 anos e em Carmona, no Bairro Montanha Pinto. De
frente, reconhecem-se o sapador António Calçada (de barbas), NN e, de bigode, o furriel miliciano An-
tónio Cruz, no bairro Montanha Pinto, em Carmona. Alguém pode identificar os restantes elementos?
A saída de Carmona para o Negage, logo depois da
Rotunda
de Ricardo Martins Gaspar (Rimaga), tam-
bém na saida para o Quitexe

A coluna que a 25 de Julho de 1975 saiu de Carmona em direcção de Salazar (a actual cidade de N´Dalatando) regressou no dia seguinte - a 26, portanto, hoje se passam 44 anos... - e sem registo de quaisquer incidentes, apesar das ameaças das forças da FNLA.
«Desanuviado ligeiramente o ambiente, conseguiu-se realizar a desejada coluna a Salazar, em terceira tentativa, fazendo-se o seu regresso e o do pessoal que tínhamos em Luanda, no dia 26», reporta o livro «História da Unidade.
O pessoal em Luanda era da 1ª. CCAV. 8423, que por lá tinha missão de recuperar o seu depauperado parque automóvel do BCAV. 8423: com muita falta de peças de manutenção. Sabe-se lá como andava, neste «milagre» estando envolvidos, entre outros, os vários furriéis milicianos mecânicos do BCAV. 8423: o Norberto Morais (da CCS, a do Quitexe), o Manuel Dias (da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala), o Amorim Martins (da 2ª. CCAV., a de Aldeia Viçosa)  o José Lino (da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel - ao tempo já todos em Carmona.
E, obviamente, o alferes miliciano António Albano Cruz, mecânico-auto e o oficial responsável por todo o parque-auto do BCAV. 8423.
Adjunto Galina

Cavaleiros do Norte
na Fazenda Minervina

O dia 26 de Julho de 1974, um ano antes, foi tempo de visita do comandante Carlos Almeida e Brito à Fazenda Minervina, no âmbito do seu programa de aproximação à comunidade civil e também de divulgação do programa do MFA.
O tenente-coronel de Cavalaria que comandava o BCAV. 8423 fez-ser acompanhar de oficiais da Unidade e também das autoridades religiosas e administrativas do Quitexe. O padre Albino Capela, de certeza, e o administrador  do município do Dange, sediado no Quitexe - não estamos certos se, a esse tempo, seria Octávio Pimentel Teixeira, filho do farmacêutico Pimentel Teixeira, de Moçâmedes, ou se já o substituto Galina, nesse caso, se foi, em funções de interinato.
O comandante Almeida e Brito e o capitão
miliciano José Manuel Cruz, comandante
da 2ª. CCAV. 8423

Reunião do BCAV. com povo
 e autoridades de Aldeia Viçosa

O dia 26 de Julho de 1974 foi também e por ter-
ras do Uíge africano do norte de Angola, tempo de mais uma reunião do comandante do BCAV. 8423 com «as autoridades tradicionais e elevado número de fazendeiros» da região de Aldeia Viçosa.
O objectivo era o mesmo: a mentalização das populações para o processo de descolonização decorrente da revolução do dia 25 de Abril. O tenente-coronel de Cavalaria Carlos Almeida e Brito, como era habitual nestas circunstâncias, fez-se acompanhar por oficiais do BCAV. 8423 e lá foram recebidos pelo capi-
tão miliciano José Manuel Romeira Pinto Cruz, o comandante dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa - a 2ª. CCAV. 8423 do BCAV. 8423. 

Sem comentários:

Enviar um comentário