Hipólito, Monteiro, Almeida e Vicente (em cima),
Garcia, Leal, Neto e Aurélio (Barbeiro) no Quitexe, em Setembro de 1974
Agora mesmo, sem querer, achei apontamentos meus sobre o seu entusiasmo de horas, ao telefone, quanto aos primeiros encontros de antigos combatentes, com «inauguração» a 9 de Setembro de 1995, na estalagem da Pateira, aqui em Águeda - quando se faziam 20 anos depois do nosso regresso, «sãos e salvos».
Telefonava-te todas as noites, o Vicente - com o entusiasmo juvenil que lhe conhecera por terras do Uíge, na nossa jornada africana de Angola. Desdobrando ideias para o encontro, sugerindo isto e aquilo - voluntário para o que fosse preciso, como quando, pelo Quitexe da nossa saudade, se disponibilizava para que tudo corresse melhor. E sempre!
É espantosa e surpreendente, a vida! Andava o nosso Vicente com esse entusiasmo, por Águeda «matou» saudades de tantos Cavaleiros do Norte; repetiu-as no Barracão de Leiria, a 1 de Junho de 1996 e, depois, deixou de aparecer. Quem diria, neste 1 de Junho, que a sua vida estava a desfiar-se e que nos deixaria tão depressa?! Logo em Janeiro seguinte... Soube-o anos depois, quando de casa dele me atendeu uma filha e me deu a triste notícia.
Era um dos bons Cavaleiros do Norte! Como, da foto, o inesquecível alferes Garcia, o 1º. cabo Almeida e o soldado Leal, todos eles corajosos militares, sem ponta de medo, sempre valentes e corajosos, sem alguma vez recuarem ante o que fosse.
Outros dois nos esperam já, do outro lado da vida: o alferes Garcia, vítima de acidente (a 2 de Janeiro de 1979), e o Almeida, de doença (a 28 de Fevereiro de 2009). Saudades, amigos!
Sem comentários:
Enviar um comentário