CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

1 899 - As oitavas do natal quitexano de 1974

Gomes (à civil), NN e Soares, atrás. Sentados, ao meio: Zambujo (de bigode) operador de mensagens (??) e Costa. Fila de baixo, Mendes, NN, Moreira, Alfredo Coelho (Buraquinho) e Luís Oliveira. Quem ajuda a identificar os dois "desconhecidos"? O alferes Cruz, na foto de baixo, com esposa dra. Margarida e o filho Ricardo no mesmo natal quitexano




Quitexe, 26 de Novembro de 1974!!! Há precisamente 39 anos!!! Fazem-se oitavas do dia de Natal, é 5ª.-feira, e o comandante Almeida e Brito foi em missão de cortesia a Carmona! Ao Comando de Sector do Uíge e à Zona Militar Norte. Para fazer «continência» à mensagem natalícia do comandante do CSU - o dito Comando do Sector do Uíge! Mesagem que ouvíramos dois dias antes!
Almeida e Brito chegara ao Quitexe precisamente na véspera de Natal, depois de férias em Lisboa. Nesse mesmo dia, ou noite (melhor dizendo), o refeitório encheu-se de Cavaleiros do Norte da CCS e da 3ª. CCAV. 8423 - que de Santa Isabel chegara no dia 10 desse decembrino mês. Foi festa de emoção e de fartos e suculentos sabores consoais! Só de miminhos! E com as mulheres dos nossos oficiais: as do capitão Oliveira (com a filha e o neto), do tenente Mora e dos alferes Cruz e Hermida! Capricharam, as "nossas"  meninas, na elaborada e multiplicada confecção da ementa, com auxílio das mãos preciosas dos nossos cozinheiros! Tudo gente do alto!
A 25, o dia de Natal como tal, foi tempo de Almeida e Brito almoçar em Vista Alegre - onde se aquartelava a 1ª. CCAV., a do capitão Castro Dias, dos épicos Cavaleiros do Norte de Zalala! Ainda foi, de salto rápido, à Ponte do Dange, onde se «hospedava» um dos pelotões zalalianos! A noite de 25, no regresso para o Quitexe, foi de jantar em Aldeia Viçosa. Por aqui, fazia missão a 2ª. CCAV., a do capitão José Manuel Cruz!  Grandes companheiros!
O Natal de 1974 foi diferente! Em Angola!!! Sem o frio, a neve, a chuva e as badaladas das torres sineiras das nossas aldeias a chamarem-nos para a missa do galo. Mas foi um grande e sentido Natal!

2 comentários:

  1. O que está de pé no Unimogue e à Civil,é o Gomes enfermeiro,o que está sentado de calção militar é o Analista de águas ou seja o Alfredo Coelho ( Buraquinho ) e o que está também sentado é o maqueiro o Moreira ( Penafiel ). Os outros são todos conhecidos mas também não me lembro do nome deles. Viegas um abraço do Alfredo Coelho. ( Buraquinho ).

    ResponderEliminar
  2. O buraquinho andava sempre com fardamento de basico. nunca o vi de camuflado. qual era o problema ?

    ResponderEliminar