CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 2 de junho de 2018

4 144 - Santa Isabel na Mealhada, Aldeia Viçosa em Guimarães!

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, em Guimarães. Da
esquerda para a direita, Araújo, Soares e Couto, dois convidados, furriel
Freitas Ferreira, 1º. cabo Ferreira, furriel Costa, capitão Cruz e Barbosa

Cavaleiros de Aldeia Viçosa em Guimarães: capitão José
Manuel Cruz, 1º. cabo José Beato e Adelino Couto

Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel, estão hoje reunidos na Mealhada, a 2 dias de se fazerem 44 anos da sua partida para Angola. Desembarcara, em Luanda no dia 5 de Junho de 1974, juntando-se às 3 outras companhias - ao tempo já «aquartelados» no Campo Militar do Grafanil.
A este tempo de há 44 anos já se co-
nhecia o destino do BCAV. 8423, «o Quitexe, terra promissora de Angola, capital do café e vila mártir de 1961», como se pode ler no livro «História da Unidade», acrescentando que «seria o primeiro local onde iria estabelecer-se em Sector, com vista a dar consecução ao problema de paz que o MFA pretende pretende obter».
O comandante Carlos Almeida e Brito, que dias antes da CCS partira para An-
gola, com o capitão José Paulo Falcão e o alferes miliciano José Leonel Her-
mida (de transmissões), já «estabelecera diversos contactos em Luanda, quer no QG/RMA quer no QG/CCFAA», de lá partindo «em meios FAP, via Negage» para Carmona e Quitexe.
O comandante Almeida e Brito e o
capitão José Paulo Falcão (1995)

As 4 Companhias
do BCAV. 8423 !

O Quitexe aquartelava a CCS, ficando as três Companhias operacionais instaladas na Fazenda de Zalala (a 1ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano Davide Castro Dias), em Aldeia Viçosa (a 2ª. CCAV., do capitão miliciano José Manuel Cruz) e na Fazenda Santa Isabel (a 3ª. CCAV., do capitão miliciano José Paulo Fernandes - a que hoje está a confraternizar na Mealhada).
O comandante Almeida e Brito e o capitão José Paulo Falcão (oficial adjunto e de operações) já tinham estado no Quitexe, a 27 de Maio, tendo sido recebidos pelo comandante do BCAÇ: 4211, que os Cavaleiros do Norte iriam substituir.
Imediatamente antes de chegarem ao Quitexe, tinham passado pela Zona Militar Norte (ZMN) e Comando do Sector do Uíge (CSU) e os contactos com o comandante do BCAÇ. 4211 «foram muito superficiais» para o comandante Almeida e Brito, «já que a ZA era sua muito conhecida, uma vez que aqui fora oficial adjunto do BCAV. 1917, em 1968».
Visitaram também a Fazendas de Zalala e Santa Isabel, assim como Aldeia Viçosa, «locais onde se instalariam as nossas subunidades».
Soares e Beato


Cavaleiros de Aldeia
Viçosa em Guimarães!

Um grupo de Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, juntou-se em Guimarães, a 19 de Maio de 2018, para confraternizar e preparar o encontro anual, previsto para o mês de Setembro.
O capitão miliciano (agora major na reserva) José Manuel Cruz associou-se, como sempre, e a conversa de saudade envolveu os furriéis milicianos Freitas Ferreira e José Manuel Costa (ambos atiradore), os 1ºs. cabos José Beato rá-
dio-telegrafista), António Ferreira e Mário Araújo (operador-cripto) e os solda-
dos António Soares (atirador), Mário Couto (apontador de morteiros), José Barbosa (condutor) e José Oliveira (condutor).

Sem comentários:

Enviar um comentário