CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 17 de outubro de 2023

7 238 - A retracção do dispositivo militar do Uíge! O comandate em Santa Isabel!


Cavaleiros do Norte em Santa Isabel: os alferes milicianos Carlos Silva e
 Jaime Ribeiro, o capitão José Paulo Fernandes, o comandante Almeida e
Brito, um civil da fazenda e os alferes Mário Simões e Augusto Rodrigues 

Cavaleiros do Norte de Zalala: furriéis milicianos Plácido Queirós e
Américo Rodrigues (à civil, falecido a 30 de Agosto de 2018, de
doença e em V. N. de Famalicão) e o 1º. sargento Fialho Panasco,
que hoje faria 88 anos. Faleceu há 18, a 22 de Junho de 2005, de
doença cancerosa e em Carnaxide


O dia 17 de Outubro de 1974 foi tempo da visita do comandante Carlos Almeida e Brito à Fazenda de Santa Isabel, onde estava aquartelada a 3ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano José Paulo Fernandes.
O comandante fez-se acompanhar por alguns oficiais do Comando (instalado no Quitexe) e a reunião de trabalho envolveu, certamente, a preparação da rotação dos «santa isabéis» para o Quitexe, no âmbito do plano de «retracção do
dispositivo militar, operada face ao cessar-fogo anunciado pelos três partidos emancipalistas de Angola», como refere o livro «História da Unidade», citando a FNLA, o MPLA e a UNITA.
A FNLA, recordemos, era a principal força independentista a actuar da zona de acção dos Cavaleiros do Norte e tinha anunciado o (seu)  cessar-fogo apenas dois dias antes - a 15 de Outubro de 1974. 
A rotação dos Cavaleiros do Norte de Santa Isabel só viria a confirmar-se a 10 de Dezembro deste ano, quando de lá saíram os últimos homens, juntando-se aos que já se tinham aquartelado no Quitexe, juntos à CCS.
A companhia comandada pelo capitão miliciano José Paulo de Oliveira Fernandes tinha rendido a 3ª. CCAÇ. 4211 a 11 de Junho, assumindo a responsabilidade operacional da sua área de intervenção três dias depois (a 14). 

O 1º. sargento Fialho Panasco e esposa, no
encontro dos Cavaleiros do Norte em Águeda,
 em 1995. Faleceu 10 anos depois, de
doença cancerosa. RIP!


O 1º. sargento Fialho 
Panasco, de Zalala, 
faria hoje 88 anos!

O 1º. sargento Alxandre Joaquim Fialho Panasco, da 1ª. CCAV . 8423, a da Fazenda de Zalala e do capitão Davide de Oliveira Castro Dias, faria hoje 88 anos. 
Infelozmente, faleceu há 18, a 22 de Junho de 2005 e vítima de doença cancerosa.
O 1º. Fialho, como era conhecdo, foi responsável pela secretaria dos Cavaleiros do Norte de Zalala e foi louvado pelo comandante Almeida e Brito, por ter sido «excelente auxiliar da administração da Companhia, superando todas as dificuldades», nomeadamente aquando das «diversas rotações da Unidade». De Zalala para Vista Alegre, daqui para o Songo e depois para Carmona, antes de Luanda.
«Disciplinado, de trato correcto, de elevado sentido de colaboração, vincada lealdade para o comando que serviu, deve considerar-se ser este militar digo do conceito em que do antecedente era tido e que agora novamente confirmou», sublinha o louvor,  acrescentando que «se cotou como precioso auxiliar e conselheiro do seu comandante de Companhia» - que era o capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias. Motivos que, considerou o Comandante Almei-
da e Brito, «levam a garantir a sua eficiência em qualquer outra situação militar que viva e que o torna merecedor do presente louvor».
Vítima de doença cancerosa, faleceu a 22 de Junho de 2005, aos 70 anos e em Carnaxide, onde residia. Hoje o recordamos com saudade. RIP!!! 

Fernando Lopes,
cozinheiro de Zalala

A morte do cozinheiro Lopes,
dos Cavaleiros de Zalala !


O soldado Fernando Manuel da Conceição Lopes foi combatente da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, nasceu a 17 de Outubro de 1953 e faleceu a 12 de Julho de 1983.
Há 39 anos, ainda não tinha 30.
Cozinheiro de especialidade militar, foi Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423 e, no âmbito da sua jornada africana do nortenho Uíge de de Angola, por longos 15 meses, também passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona. Era natural da Póvoa do Forno, da freguesia do Troviscal, no concelho de Oliveira do Bairro, em pleno coração da Bairrada - onde nasceu a 17 de Outubro de 1953.
Lá voltou a 9 de Setembro de 1975 e, solteiro e sem filhos, trabalhava na Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro quando faleceu, vítima de acidente, quando seguia numa motorizada para o local de trabalho e embateu com uma carrinha.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário