CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

7 327 - A Contra-Subversão do Quitexe, a liberdade dos itinerários e a Junta Governativa!

A entrada na vila de Piri, na Estrada do Café e entre Luanda e Quitexe e Carmona. A 24 de Setembro
de 2019, quando por lá passou o furriel Viegas, do PELREC da CCS do BCAV. 8423

A parada da CCS do BCAV. 8423, à esquerda e vista do lado da Igreja. Ao cimo
e muito bem conservada, a Administração Civil do Quitexe. A imagem é de 24 de
de Setembro de 2019


A Comissão Local de Contra-Subversão (CLCS) do Quitexe reuniu a 16 de Outubro de 1974, há 49 anos, para analisar a situação politica e militar, numa altura em que se fazia véspera do anunciado cessar-fogo por parte da FNLA.
Repetia-se a reunião do dia 3 e, nesse mês, ainda se realizaria uma terceira - no dia 30.
O tempo angolano era de muitas esperanças e algumas dúvidas. Por um lado, expectava-se a evolução do cessar-fogo da FNLA - o movimento de Holden Roberto. O que era bom, muito bom mesmo..., pois iria suscitar a retração do nosso dispositivo militar. Por outro, isso em nada iria «mudar a vida operacional» dos Cavaleiros do Norte, já que «continuava a caracterizar-se como intensa», nomeadamente no que tinha a ver com «os continuados  patrulhamentos, orientados para a obtenção da liberdade de movimentos» nos itinerários terrestres e em particular na Estrada do Café - a que liga Luanda a Carmona e passava por localidades onde se aquartelava o BCAV. 8423: Destacamento de Ponte do Dange, Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Quitexe. Por vezes chegando ao Puri e a Quibaxe.
O que nada fácil era e, valha verdade, exigia dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 muito esforço físico e psicológico. Apesar da tranquilidade operacional que se sentia. Mas nunca fiando!

Pinto e Monteiro: 2 furriéis 
«Rangers» do BCAV. 8423,
há dias e em Paredes

Contra-subversão no
Quitexe e Junta Governativa
de Angola !


A Comissão Local de Contra-Subversão (CLCS) do Quitexe, nessa reunião do dia 16 de Outubro de 1974 de ha 49 anos, continuou «o programa traçado» pelas autoridades militares.
O livro »HistóriA da Unidade» caracteriza esse período como sendo «uma acalmia não encontrada há largos anos». E ainda bem, mas com as necessárias cautelas.
O dia de há 49 anos foi também tempo para a chegada, a Luanda, de delegações da FNLA e do Zaire, para conversações com a Junta Governativa de Angola, «incidindo especialmente sobre a descolonização e a independência».
Assunto muito particularmente relevante era o da formação do Governo de Transição, que, de acordo com o Diário de Lisboa desse dia, «englobaria representantes dos 3 movimentos de libertação e outras facções políticas».
Boa notícia do dia: confirmou-se o cessar-fogo anunciado pela FNLA.

Azevedo de Santa Isabel, 71
anos em Oliveira de Frades !


O soldado Azevedo foi atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, e festeja 71 anos a 17 de Outubro de 2023. Amanhã!
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, 
João Luís Pinto de Azevedo, de seu nome completo, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, que também o levou à vila do Quitexe (em Dezembro de 1984) e à cidade de Carmona, actual Uíge (em Julho de 1975).
Fixou-se na Rua Cândido dos Reis, na cidade da Amadora, e, supostamente (não estamos certos disso, apesar de todas diligências efectuadas), residirá agora no Bairro da Remolha, em Oliveira de Frades, para onde vai (ou para qualquer outro sítio, onde quer que esteja) o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário