CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

7 274 - Unidades do Comando do Sector do Uíge (CSU) em Carmona para contactos operacionais!

O edifício da enfermaria da CCS do BCAV. 8423, no Quitexe e quando por lá passou o furriel miliciano
Viegas, a 24 de Setembro de 2019. Mais de 45 anos depois da saída dos Cavaleiros do Norte do
BCAV. 8423 da vila uíjana do africano norte de Angola

Transmissões de Zalala: Carlos Costa, 1ºs. cabos
Ângelo Lourenço e Jorge Silva, Fernando Coelho
e 1º. cabo Hélio Cunha


Os comandantes das várias unidades operacionais do Comando do Sector do Uíge (CSU) voltaram a reunir-se em Carmona, no Batalhão de Caçadores 12 (BC12) e a 22 de Novembro de 1974.
A esse tempo de há 49 anos estavam em andamento várias rotações no dispositivo militar das Forças Armadas Portuguesas (FAP) aquartelados no Sector militar uíjano de Angola e isso, muito naturalmente, justificava (exigia, diríamos...) frequentes «contactos operacionais», como se lê no livro «História da Unidade», dando conta de, só nesse mês de há 49 anos, reuniões que se realizaram nos dias 8, 13 e 18, estando ainda planeada uma última, para 29 de Novembro desse mesmo ano de 1974. Que se realizou.
O BCAV. 8423 esteve representado pelo capitão José Paulo de Montenegro Mendonça Falcão, que interinamente comandava a unidade de Cavaleiros do Norte com CCS aquartelada no Quitexe e companhias operacionais nas Fazendas de Zalala (1ª.) e Santa Isabel (3ª.) e em Aldeia Viçosa (a 2ª.), respectivamente comandadas pelos capitães milicianos Davide Castro Dias, José Paulo Fernandes e José Manuel Cruz.
O capitão José Paulo Montenegro Mendonça Falcão, é este o seu nome completo, atingiu a patente de tenente-coronel de Cavalaria e faleceu a 9 de Dezembro de 2019, de doença prolongada e na cidade de Coimbra, onde residia.
José  L.  Esteves

Esteves, 1º. cabo, 71
anos em Viseu !


O 1º. cabo José Lopes Esteves, da secretaria do Comando do BCAV. 8423, na uíjana vila do Quitexe, está hoje em festa: nasceu há 71 anos!
Escriturário de especialidade militar e Cavaleiro do Norte da CCS, regressou a Portugal e a Viseu (a sua terra natal) no dia 8 de Setembro de 1975 - no final da sua (e nossa) jornada africana do nortenho Uíge angolano.
Ja em Portugal e pelas terras beiraltinas do interior-centro, fez carreira profissional na área comercial do sector automóvel e, naturalmente, já está aposentado. 
O seu aniversário natalício tem uma curiosidade muito particular e curiosa: nasceu a 22 de Novembro, é verdade, mas apenas foi registado seis dias depois: a 28 de Novembro de 1952. É, assim e por isso, um absoluto privilegiado: faz anos duas vezes por ano.
Parabéns para ele e um grande abraço!
O 1º. cabo Vitor
M. N. Florindo

Victor Florindo, 1º. cabo 
enfermeiro da CCS,  faz
71 anos no Cartaxo !


O 1º. cabo enfermeiro Florindo, da CCS do BCAV. 8423, a Companhia do Quitexe, festeja 71 anos a 24 de Novembro de 2023.
Victor Manuel Nogueira Florindo era (é) natural e regressou ao Cartaxo no dia 8 de Setembro de 1975, depois de cumprir a sua comissão de serviço militar como Cavaleiro do Norte da Companhia de Comando e Serviços (CCS) do BCAV. 8423, na enfermaria militar do Quitexe, de 6 de Junho de 1974 até 2 de Março de 1975, e, depois, no BC12 de Carmona - até rodar para Luanda, Grafanil e Lisboa.
É empresário do sector da restauração, estabelecido no Cartaxo com a Adega da Carraxada e onde, há 6 anos, resistiu a um ataque cardíaco que fragilizou a sua saúde. 
Ainda lá vive, desde sempre..., e para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário