CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

7 290 - A mobilização de especialistas de Operações Especiais (Rangers) dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!

Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 na avenida do Quitexe, no Uíge do norte de Angola: o tenente
 João Mora (2º. comandante da CCS), furriéis milicianos Francisco Neto, Celestino Viegas e José Monteiro
e o 1º. cabo Miguel Teixeira. Imagem de 1974!

 ... e em 2019, em Andorra.
Faleceu a 26/01/2021, de 
doença e no Porto

O alferes Sousa com
o 1º. cabo Jorge Silva
em 1974, Zalala, e...


A Ordem de Serviço nº. 286 do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), aquartelado en Penude, nos arredores de Lamego, publicou, a 7 de Dezembro de 1973, há precisamente 50 anos, a mobilização de três futuros Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423: os furriéis milicianos Monteiro, Viegas e Neto.
O dia era uma sexta-feira e os três ali estavam como instrutores de um novo curso e depois de, a 29 de Setembro anterior, terem acabado o seu
Alferes Rodrigues
Alferes Machado
próprio curso de Operações Especiais (os Rangers), com os futuros alferes António Garcia (CCS), Mário Jorge Sousa (1ª. CCAV.), João Francisco Machado (2ª. CCAV.) e Augusto Rodrigues (3ª. CCAV.) e dos furriéis Manuel Pinto (Zalala) e António Carlos Letras (Aldeia Viçosa). O Armindo Reino, furriel da 3ª. CCAV. 8423, foi do curso seguinte - no qual fomos formadores 
A nota mobilizadora tinha o nº. 47000-Pº. 33.007, da RSP/DSP/ME, de 17 de Novembro, e veio a ser reproduzida na tal Ordem de Serviço nº. 286, do CIOE. Foi quando dela tivemos conhecimento oficial. Confirmando o que se murmurava por Penude e Lamego.
Furriel Letras
Furriel Pinto
 

F

O que é feito dos 
«Rangers» dos Cavaleiros 
do Norte do BCAV. 8423?

Agora e 50 anos depois, podemos dar conta da situação de todos estes Cavaleiros do Norte, começando pelo alferes milicianos:
- GARCIA, António Manuel Garcia: Natural de Pombal 
de Ansiães, freguesia de Carrazeda de Ansiães, faleceu de acidente de viação, a 2 de Novembro de 1979, ao serviço da Polícia Judiciária.
- SOUSA, Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa: Natural de Lisboa, esteve  emigrado no Principado de Andorra e faleceu, de doença e o Porto, a 26 de Janeiro de 2021.
Furriel Reino
- MACHADO, João Francisco Pereira: Natural de Lisboa, foi quadro da Autoridade Tributaria e é um dos resistentes (ganhadores) da COVID 19. Mora na Amadora.
- RODRIGUES, Augusto: Natural de Vouzela e aposentado, mora em Lisboa, onde trabalhou nos Serviços Meteorológicos do aeroporto da capital portuguesa.
Quanto aos furriéis milicianos:
- MONTEIRO, José Augusto Guedes Monteiro: Natural de Marco de Canaveses, é aposentado dos Transportes Coletivos do Porto e mora em Paredes.
- VIEGAS, Celestino José Pinheiro Morais Viegas: Natural de Águeda, é aposentado do sector administrativo e jornalístico. Mora em Óis da Ribeira, do mesmo município.
- NETO, José Francisco Rodrigues Neto: Natural de Águeda, foi empresário industrial e está aposentado. Mora na Alagoa, no mesmo município.
- PINTO, Manuel Moreira Pinto: Natural de Penafiel, reside em Paredes, aposentado e a trabalhar no sector comercial automóvel.
- LETRAS, António Carlos Dias Letras: Natural do Gerez e aposentado, foi empresário do sector do mobiliário e mora em Palmela.
- REINO, Armindo Henriques: Natural e residente em Aldeia do Bispo, no Sabugal, era do curso seguinte (o terceiro de 1973, que seria o quarto) e é aposentado da GNR, com a patente de cabo-chefe (2001).

Sem comentários:

Enviar um comentário