CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

José Melo foi furriel de Aldeia Viçosa, «ressuscitado» e com 74 anos em Leiria!

Os furriéis milicianos José F. Melo, António Guedes
e Carlos Letras (a frente) e António Cruz (atrás),
nas piscinas de Carmona e em 1975




O furriel miliciano José Fernando Noro Dias de Melo foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e hoje, dia 9 de Fevereiro de 2026, festeja 74 anos em Leiria.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, passou pela Escola Prática de Cavalaria (em Santarém), antes da mobilização para Angola - onde, a Luanda, chegou a 4 de Junho de 1974 - e no dia 10 a Aldeia Viçosa, no Uíge do norte de Angola. A 2ª. CCAV. 8423 rodou para Carmona a 11 de Março de 1975.
Profissionalmemte, fez carreira nas Brigadas de Trânsito (BT) da GNR e, aposentado há vários anos, vive em Leiria, embora preocupado com a saúde da esposa e de uma filha. E dele mesmo (ver à frente), também revoltado com a bárbara morte de um filho - que, contou-nos ele, ainda era muito jovem e foi barbaramente agredido com objecto contundente, na estrada, há uns 25 anos, tendo sido, segundo a sua versão, simulado um acidente de viação para absolver o(s) agressor(es).
O JF Melo em 2011

O morto que, afinal
estava(á)... vivo!

A vida não tem sorrido ao Melo, que tem alguns problemas de saúde e aqui, em 2011, foi até aqui dado como morto, devido a doença. Mas, afinal e felizmente, estava vivo. E está.
A 22 de Junho desse ano, demos conta da «ressurreição» e em Agosto visitámo-lo na sua casa de Leiria - onde nos emocionámos pela dita «ressurreição» e pelas memórias que desfiámos a nossa jornada de África e por terras do norte de  Angola. 
Aos dias de hoje e assumindo as dores da morte do filho e da saúde da esposa e filha, continua impetuoso, como o conhecemos, e responsavelmente assumindo o cuidado e criação de netos. Revoltado com o mundo mas sempre resistente, o Melo afirma-se tranquilo a sua vida.
Hoje, assinalamos os seus 74 anos e renovamos nosso abraço amigo e solidário, embrulhado em fartos parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário