CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 8 de fevereiro de 2026

- Há 51 anos: Um espectáculo de soldados para soldados do MFA!


O capitão José Paulo Fernandes
Pavilhão do Clube Recreativo do Uíge


O Movimento das Forças Armadas (MFA) organizou «um espectáculo de soldados para soldados» na noite do sábado do dia 8 de Fevereiro de 1975.
Há exactamente 51 anos e no pavihão do Centro Recreativo do Uíge (CRU), na cidade de Carmona.
O evento envolveu todas as sub-unidades da Zona Militar Norte (ZMN) e «causou impacto positivo no estado psicológico das tropas», como sublinha o livro «História da Unidade» - se bem que (nós) pouca ideia tenhamos dele. De resto, como alguns companheiros que por diversas vezes consultámos.
s Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, por essa altura, ainda estavam pelo Quitexe (a CCS do capitão António Oliveira, do SGE, e a 3ª. CCAV. 8423, do capitão miliciano José Paulo Fernandes), por Aldeia Viçosa (a 2ª. CCAV., do capitão miliciano José Manuel Cruz) e Vista Alegre/Ponte do Dange (a 1ª. CCAV, a do capitão miliciano Davide Castro Dias).
Terá sido neste espectáulo (ou no de 21 de Janeiro de 1975) em que participou o capitão José Paulo Fernandes - que era o comandante de 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel. Nem mesmo ele agora se lembra. 
- NOTA: O capitão Fernandes cantava e tocava viola, muito, muito bem e, neste espectáculo - ou no de 21  de Janeiro, ou nos dois -, formou um grupo musical que entusiasmou, literalmente, toda a assistência militar e, muito em particular, a comunidade civil que assistia também ao espectáculo. Que muito e fartamente aplaudiu os artistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário