CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

1 288 - Os amigos para sempre que se fizeram no Quitexe...


Casal da Fonseca, da CCS do BCAç. 3879, no jardim do Quitexe
___________
A. CASAL FONSECA
Texto

A foto acima foi tirada no jardim do Quitexe, dois dias antes de me despedir da vila. Despedida com forte nostalgia, mas também confiante de que ainda lá voltaria, quanto mais não fosse para rever bons amigos. Assim ficou conversado, mas por razões várias nunca consegui dar esse passo. Só o poderia fazer desenfiado, mas a lembrança de uma má experiência que me fez voar até Luanda, por três dias, desencorajou-me.
Fiquei-me pela correspondência, que me iam dando noticias da vila e do que mais importante se passava por lá.
Então, e não é que com esta coisa de andar aqui a escrever umas linhas no blogue, já acabei por “ir” ao Quitexe para aí meia dúzia de vezes?! A sonhar, claro está, e sempre como civil, porque os tempos em que era mobilizado quase todas as semanas, já lá vão!
Agora é diferente! Entre outros negócios, já comprei a vivenda das transmissões, onde me instalei, e, muito recentemente, comprei um café/restaurante na rua de cima, que era propriedade do meu amigo Evaristo, que hoje faz pela vida no Brasil! Ah…, e comprei também o restaurante do Rocha, que iria abrir com um amigo!
Está aqui uma coisa esperta…, logo eu que não sou nada de sociedades e muito menos de exploração de restaurantes!...
O que é mais espantoso, é que comprei tudo sem dinheiro! Cheguei ali e já está, assim sem mais nem menos e com pouca conversa!
Se não acordasse do sono dos justos, ficava com a vila toda!
Vem isto a propósito da nostalgia com que saí e recordo a vila e onde até bem há relativamente pouco tempo tive intenção de voltar, em visita!
Agora, adeus ó vindima! Ficas-te pelos sonhos, o que já não é mau, se comparado com os 16 anos em que, igualmente a sonhar, fui inúmeras vezes mobilizado e descarregado no Quitexe com mochila às costas! E sempre com os mesmos: o Aguiar e o Alvarito!
«Porra…, outras vez mobilizados para a guerra, quando há gajos que nunca cá puseram os pés!....«, resmungava eu,  sempre ali na rua de cima ao saltar da viatura!
Por coincidência, ou talvez não, deixei de ser mobilizado a partir do dia em que, em 1990, arregacei as mangas e organizei o 1º. encontro da malta!
Afinal, digo eu, tinha era saudades do pessoal, e não sabia! Melhor, saber…, sabia, mas o que eu não sabia era dos paradeiros!
E foi um grande desperdício o desencontro de grandes amigos, dos melhores amigos até aos dias de hoje, durante 16 anos! Daqueles que regularmente nos ligam para saber se tudo está a correr bem!
Amigos “nascidos” nos tempos difíceis da guerra!!
Amigos especiais, que só quem por lá andou, entende!
 ANTÓNIO CASAL DA FONSECA
CCS do BCCAÇ. 3879

1 comentário:

  1. Amigo:
    Eu pertenci á CªCavª 1705 estacionada na fazenda Santa Isabel, ou seja o BCav 1917, e estou de acordo com as suas palavras.
    José Maria Pinho

    ResponderEliminar