Capa do livro de João Nogueira Garcia (em cima)
e artigo de Fernando Pereira, do Novo Jornal (em baixo)
O livro mereceu ontem oportuna e justa referência no «Novo Jornal», que se publica em Luanda, na página 9 do suplemento «Mutamba» , que reproduzimos ao lado - bastando clicar sobre a imagem, para a ampliar e poder ler.
Hoje, reli parte do livro de João Nogueira Garcia e dele tiro uma nota (quase) final, sobre a sua saída da vila, a 5 de Julho de 1961, onde só voltou em 1973: «Salazar e Caetano tiveram 13 anos para resolver o problema político de Angola. A guerra esta controlada, o exército era disciplinado e havia uma retaguarda de centenas de milhares de portugueses. Mas, em vez disso, acumularam tensões políticas e sociais, que acabaram por explodir em 74/75, com a conivência e empenho das grandes potências».
Não tenho noção da presença de João Nogueira Garcia no Quitexe, aquando da passagem dos Cavaleiros do Norte por lá, onde a CCS esteve de 6 de Junho de 1974 a 2 de Março de 1975. Mas é sabido que era dele a casa ao lado esquerdo da secretaria e comando da companhia. Uma das primeiras a ser construída no Quitexe, tanto quanto julgo saber.
Ver AQUI
E AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário