CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

1 299 - Os dias de intervalo na partida para Angola

A 27 de Maio de 1974, a nossa partida para Angola foi adiada por dois dias. Era uma segunda-feira e alguns de nós voltaram a casa. Eu fiquei por lá (Santa Margarida) e por lá andei a dar umas voltas, nos dois dias do intervalo.
E, quanto a voltas, por muito lado as podia dar - mesmo sem sair do campo militar - que ainda é uma das maiores instalações militares da Europa e, seguramente, a maior instalação de Portugal, em termos de guarnição e a segunda maior em termos de área ocupada. A primeira é o Campo de Tiro de Alcochete. 
Os seus 6 400 hectares correspondem a uma área total superior ao Estado de San Marino.
- 6 400 hectares de área total ocupada
- 3 500 hectares de área de aquartelamento
- 1 avenida principal com 2,7 kms. de comprimento
- 330 edifícios
- 5 000 militares de guarnição. Ao tempo, dizia-se que poderia aquartelar 30 000
- 1 pista de aviação
- 2 heliportos
- 1 estação ferroviária
- 4 carreiras de tiro de armas ligeiras
- 1 carreira de tiro de carros de combate
- 1 carreira de lançamento de granada
- 1 pista de combate.
Recordo, no entanto, que num jipe ao serviço do BCAV. 8423 (a maioria do pessoal por lá ficou, pelo que a unidade ficou a «funcionar»), me «desenfiei» com o Rocha e o Pires (??), indo almoçar a S. Miguel de Rio Torto - onde o oficial de dia nos deixou e mandou buscar a meio da tarde de faz hoje 38 anos. 
A noite foi passada com jogo de cartas e muita conversa, no bar de sargentos do RC4  - a nossa unidade mobilizadora. Foi mais um dia/noite de vésperas de partida, sentidas com repetida ansiedade, alguma  nostalgia e seguramente muita expectativa. Onde estaríamos menos de 48 horas depois? Como seria Luanda? Como seria Angola, depois do 25 de Abril?

Sem comentários:

Enviar um comentário