CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 30 de junho de 2012

1 334 - O Encontro das 4 Companhias dos Cavaleiros do Norte

Madaleno, Monteiro, Viegas, Neto, Caixarias, Pinto e Cordeiro,
todos do PELREC da CCS do BCAV. 8423, no encontro de Barracão (1996)

A ideia do reunir as 4 companhias dos Cavaleiros do Norte tem muitos adeptos e é manifestamente interessante. Tem absoluta viabilidade, carecendo, todavia, de mobilizar bastantes recursos. Do encontro de 1996, o último que as juntou, recordo os almoços preparatórios no restaurante S. Sebastião, em Pombal - que juntaram com (o capitão Castro Dias e o (furriel) Dias, da 1ª. Companhia, eu mesmo (da CCS), o Matos (furriel) e o Carvalho (alferes), da 2ª. CCAV, com (os alferes) Pedrosa de Oliveira  e Mário Simões (de Santa Isabel). 
Apanhou-me (e ao Matos) Castro Dias na entrada da auto-estrada da Mealhada e aí fomos nós,  por aí abaixo, até ao S. Sebastião, onde almoçámos e delineámos ideias - cabendo ao Carvalho e ao Pedrosa, o trabalho local de negociação do restaurante.
Um outro almoço, mo mesmo S. Sebastião (pelo menos mais um), estabeleceu a ementa final e tudo avançou para a dia 1 de Junho desse 1996 - quando, entre Cavaleiros do Norte e famílias, se juntaram mais de 400 pessoas. Um número realmente extraordinário!
Olho aqui para a listagem e dou conta de que já faleceram, pelo menos e dos que participaram, o comandante Almeida e Brito, os sapadores José Louro e José Coelho, os atiradores Leal e Vicente, o carpinteiro Marques, todos da CCS e do Quitexe. Também também o 1º. sargento Norte (2ª. CCAV.) e o furriel Capitão (3ª.  CCAV.). Outros terão falecido e para eles (todos) vai o nosso até já de saudade.

2 comentários:

  1. Há poucas horas, quando visionava algumas cassetes video(VHS) que fui filmando e que pretendo passar para digital, deparei-me com um pequeno filme mais ou menos quinze minutos, deste encontro em 01/06/1996. Possivelmente não será único, mas há imagens(cenas) que valem a pena....., passados que vão dezasseis anos!
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  2. Caro CS:

    Fico à espera que dessa "fita" sejam
    retirados elementos para este blogue.
    É o mínimo, digo eu!
    CV

    ResponderEliminar