CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

1 386 - Sardinhada em Aldeia Viçosa no S. Martinho de 1974

Furriéis Guedes, Gomes, Letras e Jesuíno. Em baixo, Sebastião 
e Oliveira (cozinheiro), ambos de cigarro na boca, no S. Martinho de Aldeia Viçosa, em 1974


A noite de S. Martinho de 1974, em Aldeia Viçosa, não passou sem panqueca, com umas boas cervejolas e, imagine-se só, com... sardinha!! Sardinha ida de Setúbal, escochada e preparada para a assadela que tantas saudades de sabor e de terra natal matou aos Cavaleiros do Norte que por lá jornadeavam.
O «juiz» da surpreendente e saborosa sardinhada foi o Letras, que, ao vir de férias à sua Palmela europeia, foi desafiado a levar quantidade tal do apetecido peixe que desse para a festanga. E assim foi.
Não a podendo levar fresca, podia lá ser!!!..., arranjou-a já esconchada e, lá chegada, ó meus amigos, sardinha(da) para que vos quero. Foi um festão e daqueles que nunca mais esquecem...
O Letras recordou, agora, a folia da noite martinhiana em chão de calor angolano, muito longe do frio invernoso de Portugal. Noite que foi bem regada a cerveja e fez bem mais felizes os Cavaleiros de Aldeia Viçosa: «Levei uma caixa cheia, uma caixa grande..., e cheguei lá a 3 ou 4 de Novembro. O pessoal nem acreditava!!!».
O Letras tinha vindo de férias e embrulhou os seus cuidados na preparação da missão «sardinhal», de tal maneira que surpreendeu toda a gente. E pelas melhores e mais saborosas razões. 
«Foi porreiro, pá!!!... Muito porreiro! É daquelas coisas que nunca nos esquecem na vida...», disse-nos hoje mesmo, ao telefone.
Pudera, uma sardinhada em Aldeia Viçosa, lá no distante norte de Angola, foi mesmo um luxo de S. Martinho. Só para alguns «privilegiados»!!! Digo eu!
- LETRAS. António Carlos Dias Letras, furriel miliciano 
de Operações Especiais (Ranger´s). Empresário, residente em Palmela.
- GUEDES. António Artur César Monteiro Guedes, furriel miliciano 
atirador de cavalaria. Aposentado da GNR (sargento mor), natural 
de Moura Morta (Peso da Régua) e  residente em Foros de Salvaterra.
- MARTINS. Amorim António Barrela Martins, furriel miliciano 
mecânico-auto. Natural e residente em Pagões-Gare, onde é mecânico.
- JESUÍNO. Jesuíno Fernandes Pinto, furriel miliciano atirador 
de cavalaria. Aposentado e residente em Parada de Gatim (Vila Verde).
- GOMES. José da Silva Gomes, furriel miliciano atirador de 
cavalaria. Aposentado da Portugal Telecom, residente em Vila Verde.
- ESCOCHADA. Sardinha limpa de tripas e de cabeça cortada.

2 comentários:

  1. O Jesuino, o Gomes, os dois de Vila Verde e nós aqui tão perto, o Queirós, Mota Viana, o Fernandes todos de Braga e eu de V. N. de Famalicão e outros que me escapam. Temos de nos reunir e fazer mesmo uma sardinhada a nível do pessoal do distrito de Braga e do Bcavalaria8423 para recordar.Conto com vocês.

    ResponderEliminar
  2. Recordo-me desse petisco e da "laica".
    Passo a identificar os não identificados:
    À esquerda o SEBASTIÃO e à direita o OLIVEIRA (cozinheiro), ambos de cigarro na boca. São dois indefectíveis dos encontros da 2ªCCAV.

    ResponderEliminar