CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

1 371 - Chegada a Luanda, há 37 precisamente anos!!!

 O último troço da epopeica viagem dos Cavaleiros do Norte, de Carmona para Luanda. Entre o Dondo e Luanda. Faz hoje 37 anos. Em baixo, o último aerograma de Alberto Ferreira, com carimbo SPM de 4 de Agosto de 1975, já nem está numerado (como era meu hábito)



A mudança de Carmona para o Grafanil (Luanda) implicou algum  atraso no correio e só dias depois recebi um aerograma de Alberto Ferreira, o meu amigo especialista da Força Aérea, com data de 3 de Agosto (o da minha saída do Uige) e carimbo SPM de 4. «Devo ir embora por todo este mês. Se vieres antes, procura-me», dizia-me ele. Procurei, a 6 de Agosto, mas já tinha vindo para Lisboa.
As últimas notícias dele, não era nada encorajadoras: «No que respeita à guerra (...), esteve e está muito feio o caso (...). O Silva Cardoso já se foi. Veio o Fabião e o Vermelho buscá-lo. São assim os intelectuais (!!!) do MFA. Não era pró-MPLA, já não interessa. É uma tristeza. Quando a mim, será difícil arranjar um substituto igual, ou parecido. Mas eles lá sabem», concluía o Alberto Ferreira.
Não me valeu de nada, pois, procurá-lo na Base Aérea, onde semanas antes me fora muito útil, para tentar localizar conterrâneos que por lá poderiam estar à espera de «boleia» para Lisboa, na célebre ponte aérea que trouxe centenas de milhares de pessoas para a a Europa, no, provavelmente, maior exôdo de toda a história mundial do século XX.
A este dia 6 de Agosto de 1975, as instalações do BIA no Grafanil, já estavam "perfumadas" e dignas, para receber os companheiros que desde dois dias e tal antes vinham de Carmona, por estrada e entre um mar de perigos.
Chegaram!! Às 12,45 horas de faz hoje 37 anos.
«Terminou assim a odisseia de milhares de civis que, +a nossa chegada a Luanda, choravam por se sentirem salvos», lê-se no Livro da Unidade.
1 - Ver «A chegada ao Grafanil, com reportagem da BBC» -  AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário