CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

1 928 - Dias de anos e luto nos Cavaleiros do Quitexe

O Madaleno, assinalado a  amarelo, do PELREC. Também, atrás, 
Viegas (furriel), Marcos, Pinto, Caixarias a e Garcia (alferes) e Oliveira, 
Hipólito, Aurélio (Barbeiro), o Madaleno e o Neto (furriel)


Quitexe, 3 de Fevereiro de 1975. O PELREC tem um companheiro de festa, o Madaleno, que faz 23 anos. E fez (o pelotão) uma escolta à Fazenda do Pumbaloge, na estrada para Carmona, pela manhã. Viemos carregados de cachos de bananas, dados pelo administrador da fazenda. Escapa-nos o nome, varrido na memória pelo tempo de 39 anos que passou, mas está bem presente a sua inquietação: «O quer é que vai ser disto?».
Isto, era... Angola! O futuro da Angola independente, com Governo de Transição empossado dias antes.
A tarde foi para outra escolta, a camiões de longo curso, até Aldeia Viçosa. Ao fim, banho tomado, foi tempo de fartas e frescas cervejas, a molhar o bife com batatas fritas e ovo a cavalo do Topete.
A graça dos anos do Madaleno é que os fez ( e faz) por duas vezes: nasceu a 1 de Janeiro, mas só foi registado a 3 de Fevereiro de 1952. Eram outros, os tempos! Pela sua Covilhã e Portugal! 
O dia, na guarnição, foi também de anos do Cardoso, 1º. cabo sapador. E do Mendes, 1º. cabo de transmissões. Cavaleiros do Norte de outros pelotões.
Em Lisboa, Rosa Coutinho dava extensa entrevista ao Diário de Lisboa e, entre outras coisas, afirmava que «Angola é o antigo território português com melhores condições económicas». «O que é preciso - sublinhou o ex-Alto Comissário - é que não se enfeude a um determinado grupo de interesses, mantendo a sua capacidade de país independente e negociar com todos eles para salvaguarda dos interesses do povo».
- MADALENO. Francisco José Matos Madaleno, 
soldado atirador do PELREC. Aposentado, mora na Covilhã.
- CARDOSO. Silvério Teixeira Cardoso, 1º. cabo sapador.
 Mora em Alfornelos, na Amadora.
- MENDES. Carlos Alberto de Jesus Mendes, 1º. cabo da 
CCS. Faleceu a 21 de Abril de 2010, nos Prazeres, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário