CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

1 939 - Cavaleiros nas Quedas do Duque de Bragança

Almiro Maciel,  (furriel) João Dias, (alferes) José Lains, Évora Soares, Carlos Coelho e Famalicão (de pé), Carlos Costa e Fernando Sila, Cavaleiros do Norte de Santa Isabel. Em baixo, José Pires, da CCS, nas Quedas do Duque de Bragança

Os meados de Fevereiro de 1975, pela área operacional dos Cavaleiros do Norte, foram de tranquilidade, na fronteira do possível - entre a missão que por lá nos fazia jornadear e as tarefas políticas dos movimentos, que por lá se pretendiam politicamente implantar.
O facto de, a partir do dia 7, se terem deixado de fazer escoltas na estrada do café deu mais tempo para o lazer, o desporto e o recreio. Por exemplo, para passeios turísticos às Quedas do Duque de Bragança, local de notável beleza, para os lados de Malanje - bem perto do Quitexe, se pensarmos na dimensão territorial de Angola. Era como ir... ali e vir já.
Organizaram-se excursões, em viaturas militares (bem entendido), de que é exemplo o grupo da 3ª.- Companhia, a de Santa Isabel (na foto de cima) - por este tempo já aquartelada no Quitexe, onde dividia espaço e tarefas com os Cavaleiros da CCS.
A iniciativa estendeu-se por várias jornadas, normalmente de fins de semana - esticando, nalguns casos, para o Cacuso e até para Salazar - a actual Ndatalando. «Foi do maior agrado e teve extensão a todas as nossas subunidades, servindo de molde a outras unidades da ZMN», sublinha o Livro de Unidade.   

Sem comentários:

Enviar um comentário