CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

1 936 - O guião e o emblema dos Cavaleiros do Norte

O emblema do BCAV. 8423 e o autor, (alferes) Mário Simões (em baixo)


Há 39 anos, a 11 de Fevereiro de 1975, era dia de Carnaval. Por todo o mundo e também pelo Quitexe, por Aldeia Viçosa e Vista Alegre, no Uíge angolano, por onde, ao tempo, jornadeavam os Cavaleiros do Norte. Um ano antes, precisamente um ano antes, mas em Santa Margarida (Portugal), foram dados a conhecer o guião e o emblema do Batalhão de Cavalaria 8423, criado pelo talento do então aspirante a oficial miliciano Mário Simões.
«Sabia o comandante Almeida e Brito que eu estava ligado às artes gráficas, deu as ideias e desenhei-o», contou, agora, o (então futuro alferes) Mário Simões, dando conta que trabalhou algumas maquetes «a partir de um galhardete» mostrado por Almeida e Brito, com um cavalo em fuga.
O trabalho, feito em curtíssimo espaço de tempo, foi, disse, «exaustivo mas desafiante» e, aprovada a maquete, lá se mandaram fazer crachás, autocolantes e galhardetes. Creio que nunca o Batalhão chegou a ter estandarte e/ou guião. Não me lembro.
O trabalho de Mário Simões foi feito «em plena identificação com a unidade mobilizadora» - o Regimento de Cavalaria 4, de Santa Margarida, e, dentro desse contexto e servindo o lema «Perguntai ao Inimigo Quem Somos», assim «nasceu o guião e o emblema», em fundo preto (o do Batalhão), com outras cores para cada companhia operacional: a vermelha (para a 1ª. CCAV., que se iria a instalar em Zalala), a azul (para a 2ª. CCAV. , em Aldeia Viçosa) e a castanha (para a 3ª. CCAV., em Santa Isabel).
Foi isto há precisamente 40 anos, vejam lá como o tempo passa!
- SIMÕES. Mário José Barros Simões, alferes miliciano 
atiradr de cavalaria. Natural de Tomar e residente nas 
Caldas de Raíha, onde é professor.

Sem comentários:

Enviar um comentário