CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 29 de março de 2014

1 982 - Uma carta de Almeida e Brito, o «velho» comandante!

A CCS reunida em Penafiel, a 27 de Setembro de 1997. 
Rosto da carta do comandante Carlos Almeida e Brito



Andei em «buscas» no sotão, por razões nada blogueiras, e achei uma carta do comandante Almeida e Brito, já general e de Outubro de 1997. Carta a falar de um encontro desse ano, que apenas se realizou a nível da CCS, e querendo programar o de 1998, que, e cito-o, «deverá ser preparador do que deverá ser a comemoração dos 25 anos do nosso/vosso embarque: 1974-1999».
Nada disso viria a acontecer, por razões que agora não vem a propósito, mas dá-se o caso de, neste ano de 2014 que estamos a viver, se completarem 40 anos da nossa partida para a jornada africana de Angola. Por isso, houve quem sugerisse (e foram vários companheiros a portarem a ideia), quem sugerisse a realização de um encontro a nível de Batalhão.
Dei a minha opinião e aqui a torno pública: sendo muito interessante é de complexa organização e absorvente logística. Do meu ponto de vista, basta lembrar que participaram à volta de 400 pessoas no encontro do Barracão, em Leiria (1996). Por outro lado, a afectividade relacional entre os companheiros das 4 companhias é muito auto-limitada a elas próprias. A intimidade mais próxima, a nível de Batalhão, é entre oficiais e sargentos e mesmo estes, obviamente, procuram confraternizar com os seus companheiros de Companhia.
No entanto, se para tal houver vontade, vamos a isso. Já não será este ano, o 40º. da nossa partida para Angola, mas poderá ser no próximo, o 40º. do nosso regresso.
Termino, com palavras escritas do general Almeida e Brito, de 8 de Outubro de 1997: «A ideia é válida, independentemente de quaisquer outras intenções extra às de camaradagem e sentido de dever cumprido, virtudes que temos a obrigação de sentir e que não devemos esconder». Correio que me chegou (e hoje relembro), com «um abraço amigo do «velho» comandante».
- ALMEIDA E BRITO. Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, tenente-coronel e comandante do BCAV. 8423. Atingiu a patente de general e faleceu a 20 de Junho de 2003, subitamente, no decorrer de uma viagem turística a Espanha.
Clicar na imagem da 
carta, para a ampliar.

Sem comentários:

Enviar um comentário